Call for Papers | Participação Política: modalidades e perspectivas
Deadline: 15 outubro 2018

Seminário Internacional

Participação Política: modalidades e perspectivas

 

Chamada de trabalhos


Cresce o interesse acadêmico pelo tema da participação política, em especial, pela busca de sofisticação teórica e metodológica diante da ampliação de diferentes modalidades de participação, como os protestos, as modalidades online e a participação institucional, materializada em programas de orçamento participativo, em conselhos, comitês e conferências, entre outros.


Organizado no âmbito do projeto de cooperação Brasil/Portugal (Capes/FCT), o seminário visa reunir estudantes, professores e investigadores interessados no tema da participação política, contando com Mesas-Redondas e dois Grupos de Trabalho voltados para a apresentação de estudos e pesquisas sobre as seguintes temáticas:

 

GT1: “Participação Institucional”: este GT concentra-se nas modalidades de participação eleitoral, por um lado, e nas modalidades e experiências de participação da sociedade civil na política institucional, por outro. Discute condições, modelos e características da participação política em vários países, abordando conceitos teóricos e casos empíricos.

 

GT2: “Modalidades e inovações da participação”: este GT está voltado para estudos sobre movimentos sociais e sobre modalidades recentes de mobilização e de protestos, incluindo a participação online. As tensões e confrontos entre formas consideradas “tradicionais” e “modernas” compõem um dos eixos de interesse do grupo, assim como a discussão sobre ferramentas conceituais e metodológicas para estudá-los.

 

 

Os resumos de 300-400 palavras devem ser enviados, até 15 de outubro de 2018, para os seguintes contatos:

Britta Baumgarten - britta.baumgarten@iscte-iul.pt
Lígia Lüchmann - ligia@cfh.ufsc.br


Aceitamos apresentações em Inglês, Português e Espanhol.

 

Mais info aqui.

ISCTE FCT
W3C