Comunicado
Revista Sociologia Problemas e Práticas

 

Os procedimentos editoriais da revista Sociologia, Problemas e Práticas, bem como o respetivo rigor científico, foram recentemente alvo de interpelação no espaço público. Por este motivo, o Diretor e o Conselho de Redação da revista, juntamente com a Direção do CIES-IUL, vêm por este meio esclarecer que:

 

> Foi recentemente divulgado on-line um conjunto de artigos aprovados para publicação (ahead of print), previamente à sua edição definitiva num dos números da Revista, o que motivou a referida interpelação. Visava-se com isso dar visibilidade aos artigos aprovados no tempo em que estão “no prelo”, isto é, o tempo que medeia a aprovação e a publicação.

 

> Essa divulgação ocorreu de forma incorreta e constituiu um erro prontamente assumido perante os autores e imediatamente corrigido.

 

> Esse episódio em nada interferiu ou interferirá no processo de publicação na Sociologia, Problemas e Práticas. Todos os artigos são previamente avaliados entre pares de acordo com as regras estabelecidas (double blind review). A publicação apenas ocorre após a conclusão de todo o processo de revisão, de acordo com as normas constantes nas informações publicamente prestadas sobre as regras de submissão de artigos, as quais acompanham as melhores práticas científicas.

 

> A Sociologia, Problemas e Práticas continuará a garantir uma rigorosa monitorização em relação a todas as propostas submetidas à revista, conforme prática habitual que tem sido amplamente reconhecida pela comunidade científica na área das ciências sociais.

 

04 dezembro, 2018

ISCTE FCT Portugal
W3C