"Ser Cientista Social" | CIES-IUL recebe alunos do ensino básico e secundário

 

Nas semanas de 1 a 12 de julho de 2019, o CIES-IUL dinamizou o estágio "Ser Cientista Social". Foram recebidos  estudantes do ensino básico e secundário que ficaram a conhecer as diversas etapas e atividades inerentes à investigação em ciências sociais.

 

Desde 2003 que o CIES-IUL participa no programa “Ciência Viva no Laboratório”, uma iniciativa da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica que tem como principais objetivos “aproximar os jovens da Ciência, criando oportunidades de aproximação à realidade da investigação científica através da realização de estágios em laboratórios públicos e privados, centros de investigação e instituições do ensino superior”, bem como “promover o contacto entre as instituições de investigação científica e de ensino superior e os jovens do ensino secundário”.

 

 

Sobre o estágio “Ser Cientista Social”

O estágio pretende proporcionar um primeiro contacto com o quotidiano de um centro de investigação em ciências sociais, os seus espaços, protagonistas, projetos e metodologias.

 

Em 2019, o CIES-IUL abriu novamente portas aos jovens interessados em conhecer e experimentar as atividades inerentes à investigação em ciências sociais, sob a orientação dos membros do Centro: Rita Mourão, Mara Clemente, Ana Pinto Martinho, Décio Telo, José Moreno, Daniel Malet, Rita Cachado, Carlota Veiga, Ana Rita Capucha, Inês Santos Tavares, Anne Schippling, Inês Casquilho Martins e Vanessa Figueiredo.

Os participantes tiveram ainda a oportunidade de ficar a conhecer o Núcleo de Estudantes de Sociologia do ISCTE-IUL (NESISCTE).

 

Para além da apresentação do Centro e do contexto universitário envolvente, procurou-se proporcionar uma noção prática e diversificada do que é a investigação em ciências sociais. Os estagiários foram, para isso, integrados em equipas de investigação com projetos em curso sobre diversas temáticas, experimentando diferentes técnicas de recolha e tratamento de dados, bem como distintas formas de apresentação e divulgação dos resultados científicos.

 

O estágio chegou ao fim com uma sessão de Focus Group na qual participaram os estudantes do estágio da mesma natureza do Centro de Estudos Internacionais , numa sinergia das duas unidades de I&D da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL.