Below 10 elabora Plano de Prevenção e Ação sobre o Insucesso e o Abandono Escolar na Amadora
Projeto de Investigação CIES-IUL

O projeto de investigação europeu desenvolvido em Portugal, termina em agosto com a elaboração de um Plano de Prevenção e Ação que pretende dotar os intervenientes de ferramentas para combater e prevenir o Insucesso e o Abandono Escolar na Amadora. Este plano constitui uma síntese da informação produzida nas diferentes etapas do projeto.

 


 Foto: “Desinteresse Escolar”, de Vitória Nunes Valente (Concurso Artístico Histórias de Perder e Aprender, Projeto Below 10)

 

Below 10 é um projeto promovido por uma parceria de nove organizações em seis países diferentes da UE. Os parceiros incluem escolas e redes de ensino, ONGs e centros de investigação universitários. O projeto tem como objetivo prevenir e combater o abandono escolar precoce a partir de um processo de investigação/ação de base territorial, e do desenvolvimento de estratégias de colaboração entre entidades de perfil diversificado. 

 

 

 

O título, Below 10 - abaixo de 10, remete para a meta europeia estabelecida para a taxa de abandono escolar em 2020, e para a necessidade de diminuir essa percentagem para valores abaixo dos 10%.

 

 

Below 10 em Portugal

O projeto desenvolveu-se, em Portugal, sob a coordenação do CIES-IUL.

Centrou-se no território da Amadora e envolveu, num conjunto de atividades diversificado, jovens, professores, formadores, educadores, técnicos e responsáveis autárquicos e outros representantes de instituições locais. Para o seu desenvolvimento, o projeto contou com um conjunto de parceiros – a Rede B10 Amadora.

 

Objetivos:

  • Produzir novos conhecimentos sobre a relação dos jovens com a aprendizagem e as atividades formais e não formais de educação no território;
  • Estreitar a ligação em rede e a cooperação entre escolas, universidades, organizações da sociedade civil e instituições locais na intervenção no domínio do abandono e insucesso escolar;
  • Construir de forma participada e alargada soluções e métodos transversais e multidisciplinares para combater o abandono escolar precoce;
  • Capacitar e aumentar o sucesso escolar dos jovens;
  • Elaboração de Plano de Prevenção e Ação sobre o Insucesso e o Abandono Escolar

 


 

 

A primeira fase do projeto consistiu na realização de uma pesquisa qualitativa sobre as causas e características do abandono e do insucesso escolar. A pesquisa deu origem ao relatório “Histórias de Abandono Escolar de Jovens. Pesquisa qualitativa sobre sucesso e insucesso”.

 

No geral, a pesquisa conclui que o problema do abandono escolar precoce implica mais do que apenas a noção de que o estudante não consegue ser bem-sucedido academicamente para concluir a escola. Através da análise das entrevistas e dos grupos focais, foram identificados 4 tipos de fatores que estão na origem do fracasso e abandono escolar: individuais, familiares, escolares e comunitários, sendo que os fatores relacionados com a escola surgem em maior número.

 

Na segunda fase desenvolveu-se um curso de formação de professores e técnicos especializados, intitulado “Refletir e Agir sobre o Insucesso e Abandono Escolares”. Desenvolvido nos primeiros meses de 2019, o curso teve uma duração de 25 horas de formação e envolveu 18 professores e outros técnicos especializados do concelho da Amadora, tendo como objetivo promover a compreensão sobre o insucesso e abandono escolares, gerar competências de prevenção e intervenção e contribuir para o plano local de prevenção do abandono e promoção do sucesso.

 

Adicionalmente, outra atividade desenvolvida foi um concurso de arte com o título “Histórias de Perder e Aprender”, aberto à participação de jovens entre os 16 e os 20 anos que vivem ou estudam no concelho da Amadora. Pretendeu manter o envolvimento dos jovens no projeto Below 10, convidando-os a debater o insucesso e o abandono escolar através de Foto, Vídeo, Pintura, Ilustração e Contos.

 

 

As atividades culminaram no dia 18 de julho de 2019, com o Seminário final do Projeto: “Aprendizagem através da prática: comunidades locais a trabalhar e aprender em conjunto para prevenir e reduzir o abandono escolar”. O evento, que decorreu na Escola Secundária Seomara da Costa Primo na Amadora, juntou especialistas em educação, os parceiros da Rede B10 Amadora e os participantes no curso de formação "Refletir e Agir" e concurso artístico "Histórias de perder e aprender".

 

A abertura contou  com a presença de Carla Tavares, Presidente da Câmara Municipal da Amadora, João Sebastião, Diretor do CIES - IUL Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, e Rui Fontinha, Diretor do Agrupamento de Escolas Amadora Oeste. 

 

+ Fotografias do Seminário Final 

 

 

Segundo Sandra Mateus, coordenadora do projeto em Portugal e investigadora do CIES-IUL. “A forte base territorial do projeto Below 10, e o trabalho colaborativo na Rede B10 Amadora foram essenciais para o sucesso do projeto.” Acrescenta ainda que: “Aos diversos atores locais no campo educativo juntaram-se especialistas em educação e juventude, e escolas superiores de educação.”

 

A investigadora sublinha que “Esta rede alargada e diversificada permitiu, na fase de pesquisa, chegar aos jovens na sua diversidade de relações com a educação, nomeadamente aos mais vulneráveis e mais ausentes das investigações neste domínio."

 

O projeto chega ao fim com a elaboração colaborativa do Plano de Prevenção e Ação sobre o Insucesso e o Abandono Escolar na Amadora que pretende consolidar num formato acessível e partilhável um conjunto de ideias, recomendações e ações concretas que podem contribuir para a promoção do sucesso educativo e para a prevenção do abandono escolar no território.

 

 


 

 

Outputs

Plano de Prevenção e Ação sobre o Insucesso e o Abandono Escolar (Versão Preliminar)

 

Mateus, Sandra, Patrícia Amaral e Susana Murteira (2018)

“In the end, who are the experts? Young people at risk in qualitative research in education”

Journal Etnografia e Ricerca Qualitativa, 12, pp. 297-318

 

Mateus, Sandra, Filipa Pinho e Patrícia Amaral (2018)

“O Projeto Below 10 – prevenir e combater o abandono escolar”.

Projetos. Jornal de Sociologia da Educação, Associação Portuguesa de Sociologia – Secção Temática de Sociologia da Educação, 2, maio de 2018, pp.1-10

 


 

 

Links

Página de Facebook Below 10 Portugal