NEI 2018

Noite Europeia dos Investigadores 2018 

A 28 de setembro de 2018 o CIES-IUL participou na Noite Europeia dos Investigadores com duas atividades dinamizadas por membros da equipa do projeto interdisciplinar  “Cidades em mudança: processos participativos em Portugal e no Brasil” (FCT/CAPES, 2016-18). Este projeto reuniu um coletivo de cientistas sociais portugueses e brasileiros que estudaram as cidades do Rio de Janeiro e de Lisboa sob várias perspetivas.

 


 

Atividades desenvolvidas:

 

Patrimónios informais:
sons e cores na paisagem urbana

 

> Improvisação Musical | Combo GeraJazz

Enquadrado no âmbito do projeto sociopedagógico da Orquestra Geração, que tem como objetivo propiciar percursos educativos de sucesso e a inclusão social através da música, escutámos o trabalho musical do Combo GeraJazz: 

Eduardo Lala (direção musical), Juvânia  (voz), Rodrigo (trompete), Lamine (piano), Evanilda (contrabaixo) e Mateus (bateria).

 

   

 

> Guias do Mocho | Cria o teu próprio Mural

Os Guias da Quinta do Mocho deram a conhecer o seu trabalho e os murais do bairro que se tornou a maior galeria de arte urbana a céu aberto da Europa.

Guias do Mocho: Emanuela Kalemba e Kally Meru

 

   

 

 

O Museu Nacional do Rio de Janeiro na 1ª pessoa | Conversa 

Ouvimos o testemunho de duas doutoradas em Antropologia Social pelo PPJAS do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Alessandra Barreto - UFF, RJ, Brasil  e Julia O’Donnell - UFRJ, RJ, Brasil), menos de 1 mês após o incêndio de grandes proporções que atingiu a sede do Museu Nacional, destruindo a quase totalidade do acervo em exposição.

  

A conversa contou ainda com a participação de: 

Mariana Soler - IHC-CEHFCi-U.E. 

Moderação: Cristiane Bastos-Silveira - IICT/MUHNAC/ULISBOA

 

  

 


  

Equipa

CIES-IUL: Graça Cordeiro  (coord.) | Otávio Raposo |  Ricardo Bento

UFF: Renata de Sá Gonçalves (coord.) | Alessandra Barreto

UFRJ: Julia O’Donnell

 

 


 

 

Participações CIES em edições anteriores