Skills 4 pós-Covid – Competências para o futuro
DGES procura contributos que permitam continuar o desenvolvimento do ensino superior e da ciência em Portugal

29.05.2020

 

Uma iniciativa promovida  pela Direção Geral do Ensino Superior, DGES, em articulação com as instituições de ensino superior e empregadores públicos e privados.

 

Objetivo

 

A iniciativa “Skills 4 pós-Covid – Competências para o futuro” tem por objetivo reforçar e valorizar a resposta conjunta dos sistemas de ciência e ensino superior aos desafios induzidos pela Covid-19 em estreita articulação com empregadores públicos e privados, designadamente:

 

  • Identificar os principais constrangimentos, desafios e oportunidades que a pandemia Covid-19 introduz e/ou aprofunda nas atividades de ensino superior e na sua relação com a ciência e os mercados de trabalho, públicos e privados;
  • Antecipar o papel que as Instituições de Ensino Superior terão no período pós Covid-19, avaliando não só as transformações socioeconómicas em curso, em particular no que diz respeito à natureza das competências procuradas, mas também como é que o sistema de ensino superior pode influenciar este processo de transição;
  • Identificar e fomentar novas abordagens nos mais diversos níveis de funcionamento e organização das instituições de ensino superior, que permitam capacitar a resposta aos desafios introduzidos pela Covid-19. Incluem soluções inovadoras a nível institucional, de forma colaborativa e em rede, estimulando arranjos colaborativos e consórcios de formação avançada, investigação e inovação, envolvendo instituições de ensino superior com empregadores públicos e privados e/ou outras entidades publicas ou privadas.

 

 

A DGES procura contributos, propostas de ação e ideias a 4 níveis:

 

1. Operacionais, lançando, identificando e mapeando acções, iniciativas e programas nas IES com empregadores publicos e privados, a iniciar desde já ate ao verão, assim como no próximo ano letivo;

 

2. Programáticos, incluindo propostas de novos programas de apoio na FCT, DGES, ANI e outras agencias publicas e privadas;

 

3. Legislativos, incluindo propostas de alteração da legislação em vigor de graus e diplomas, nos termos do documento em anexo.

 

4. Regulamentares, incluindo propostas de  simplificação de procedimentos, sobretudo na relação IES-A3ES-DGES;

 


 

→ Saiba mais sobre esta iniciativa aqui

 

A "Skills 4 pós-Covid -Competências para o futuro”, no conjunto das diversas ações a desenvolver, decorrerá até ao final de 2021. A primeira fase de preparação envolveu uma série de sessões, uma das quais decorreu no Iscte- Instituto Universitário de Lisboa, no passado dia 25 de maio, com o tema "A Ciência de Dados no Iscte".

 

 

 

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