Desigualdades, Trabalho e Bem Estar Social

 

COORDENAÇÃO

Renato Miguel do Carmo
Renato Miguel
do Carmo

renato.carmo@iscte-iul.pt
Rosario Mauritti
Rosário Mauritti
rosario.mauritti@iscte-iul.pt

O Grupo de Investigação Desigualdades, Trabalho e Bem Estar Social, tem como objetivo central contribuir para a produção de conhecimento sobre as condições de vida e de bem-estar em sociedades complexas, atravessadas por processos diversos de mudança social.

As pesquisas desenvolvidas, ancoradas em abordagens teóricas e metodológicas plurais, analisam os mecanismos e as tendências de recomposição das desigualdades sociais e de reconfiguração do mundo do trabalho em diferentes contextos, escalas territoriais e quadros relacionais, assim como os seus impactos e efeitos nas condições de reconhecimento, de proteção social e de participação na vida social e na esfera laboral.

As pesquisas sobre o Estado, as instituições e as políticas sociais, por si só e em articulação com as problemáticas anteriores têm igualmente uma presença relevante na investigação desenvolvida, com impactos diferenciados na conceção e avaliação dessas e de outras políticas públicas.

As investigações têm conhecido uma crescente internacionalização relativamente à diversidade e à qualidade das publicações, como ao estabelecimento de redes e de colaborações científicas e institucionais. 

ESTRUTURAS E REDES

aliança de seis centros de investigação da Iscte, que trabalham em ciências sociais e tecnologias digitais com relevância para as políticas públicas
Laboratório Colaborativo para o Trabalho, Emprego e Proteção Social

 

Palavras-chave
Desigualdades e classes sociais;
Pobreza e exclusão social;
Trabalho, emprego, economia;
Territórios, bem-estar e políticas sociais.