Equipa > Equipa > Sandra Mateus
Sandra Mateus
Departamento de Sociologia
Email
sandra.mateus@iscte-iul.pt
Gabinete
2N16
Telefone
217903489
Telefone (Ext:)
793261
Ligações externas
Resumo CV
Sandra Mateus é socióloga, doutorada em Sociologia pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Tem investigado e ensinado nas áreas da educação, migrações, desigualdades sociais e juventude, com particular foco nos descendentes de imigrantes. É investigadora de pós-doutoramento no CIES-IUL e professora auxiliar convidada no ISCTE-IUL. É autora e coautora de diversas publicações, comunicações e conferências. Leccionou na Escola Superior de Educação de Lisboa (2011) e na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2005). Trabalhou como formadora em várias instituições e com públicos diversificados, incluindo professores, assistentes sociais, animadores socioculturais e técnicos de intervenção social. Integrou a equipa de gestão nacional do Programa Escolhas, 3ª Geração (2006-2008), coordenando a comunicação do Programa, a área de descendentes de imigrantes e a formação das equipas locais. Fez parte do Grupo de Trabalho Informal para a Integração dos Descendentes de Imigrantes, apoiado pelo ACIDI - Alto Comissariado para Imigração e Diálogo Intercultural, IP. ... [ver mais]
Qualificações Académicas
Licenciatura em Sociologia, ISCTE-IUL, em 2000
Pós-graduação em Educação e Sociedade, ISCTE-IUL, em 2003
Doutoramento em Doutoramento em Sociologia, ISCTE-IUL, em 2014
Áreas de Investigação
Sociologia da Educação, Desigualdades sociais e escolares, Migrações e etnicidade, Mobilidades, Juventude
Grupos de Investigação
Desigualdades, Migrações e Territórios
Projetos
Publicações Recentes

Artigo em revista científica

Bina, O., Mateus, S., Pereira, L. & Caffa, A. (2017). The future imagined: exploring fiction as a means of reflecting on today’s grand societal challenges and tomorrow’s options. Futures. 86, 166-184

Capítulo de livro

Seabra, T., Mateus, S., Matias, A.R. & Roldão, C. (2018). Imigração e escolaridade: trajetos e condições de integração . In Desigualdades sociais: Portugal e a Europa. (pp. 301-314). Lisboa: ,Editora Mundos Sociais.

Mateus, S. (2017). Vantagens na desvantagem? Articulando marcadores de diferença na análise sociológica do sucesso escolar [Advantages in disadvantage? Articulating difference markers in the sociological analysis of school success]. In Maria da Graça Jacintho Setton (Ed.), Mérito, Desigualdades e Diferenças: cenários da (in)justiça escolar Brasil e Portugal. (pp. 179-201). S. Paulo: Annablume.

Mateus, S. (2017). Articulação e cumulatividade entre marcadores de diferença: complexificando a análise sociológica do sucesso escolar. In Setton, Maria da Graça J.; Torres, Leonor L.; Gomes, Elias E.; Seabra, Teresa; Jardim, Fabiana; Dionísio, Bruno e Corrochano, Maria Carla (Ed.), Mérito, desigualdades e diferenças: cenários de (in)justiça escolar no Brasil e em Portugal. (pp. 114-128). Minas Gerais: Universidade Federal de Alfenas.

Livro

Seabra, T., Roldão, C., Mateus, S. & Albuquerque, A. (2016). Caminhos escolares de jovens africanos (PALOP) que acedem ao ensino superior. Lisboa. Alto-Comissariado para as Migrações, I.P.

[ver mais]
Comunicações
Informação transferida do Ciência-IUL
ISCTE FCT
W3C