Equipa > Equipa > Ricardo Bento
Ricardo Bento
Email
Ricardo_Jose_Bento@iscte-iul.pt
Gabinete
2N17D
Ligações externas
Resumo CV
Ricardo Bento, é doutorando no Programa de Doutoramento em Estudos Urbanos, sob a orientação de Graça Índias Cordeiro (CIES-IUL | ISCTE-IUL), mestre em Sociologia pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e licenciado em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL). Assistente de pesquisa no CIES-IUL e bolseiro de doutoramento FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, instituições através das quais elabora a tese com o título; Ritmos da Cidade: as redes de uma orquestra no espaço metropolitano de Lisboa.   Publicou os artigos; Bento, Ricardo; Graça Cordeiro e Lígia Ferro (2016). “Carreiras e circuitos de músicos brasileiros: uma exploração etnográfica no Bairro Alto, Lisboa”, in Revista Sociologia e “Orquestra da Boba: lugar de sonoridades plurais”, in Revista Sociologia Problemas e Práticas, em 2014.
Qualificações Académicas
Licenciatura em Filosofia, Universidade Nova de Lisboa, em 2009
Mestrado em Sociologia, ISCTE-IUL, em 2012
Pós-graduação em Curso de Doutoramento em Estudos Urbanos, ISCTE-IUL/ Universidade Nova de Lisboa, em 2013
Grupos de Investigação
Desigualdades, Migrações e Territórios
Projetos
Publicações Recentes
Comunicações

Comunicação em evento científico

Bento, Ricardo (2018). Ativismos e música ‘erudita’ nos bairros destituídos de Lisboa. Observações e recortes de uma etnografia em andamento. A pesquisa urbana e seus desafios metodológicos, Seminário de tese realizado no ISCTE-IUL em 16 de março de 2018.

Bento, Ricardo (2018). Musical alterities in suburban neighbourhoods of Lisbon. Sound of jazz as a way to transform urban practices. Inequality and uncertainty: current challenges for cities, Urban Sociology – ESA III Midterm Research Network 37 (RN37), realizada em 29 de junho de 2018, na Universidade Nacional de Educación a Distancia (UNED) em Madrid.

Bento, Ricardo & Cordeiro, Graça Índias (2018). Música de elite nas ‘periferias’ de Lisboa? Ativismo artístico, criação de trajetórias e culturas juvenis. X Congresso da Associação Portuguesa de Sociologia (APS), Universidade da Beira Interior (UBI), 10 de julho de 2018.

Gomes, RT & Bento, Ricardo (2018). Exploring the city through musical training. Professional music production in marginal neighbourhoods. Creative Locations: arts, culture and the city.10th Midterm Conference of the Research Networks Sociology of Art (RN2) and Sociology of Culture (RN7), 4 to 7 September 2018, Valletta, Malta.

Bento, Ricardo (2017). Práticas musicais de encontro: permeabilidades e fronteiras de uma orquestra juvenil em Lisboa. Cidades em Mudança. Processos Participativos em Portugal e no Brasil, na Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, no âmbito do projeto Cidades em mudança: processos participativos em Portugal e no Brasil - Convénio FCT/ CAPES (2016/2017), realizada em 1 de novembro de 2017.

Informação transferida do Ciência-IUL
ISCTE FCT
W3C