Equipa > Equipa > Patrícia Ávila
Patrícia Ávila
Departamento de Métodos de Pesquisa Social
Email
patricia.avila@iscte-iul.pt
Gabinete
D3.10
Telefone
217650374
Telefone (Ext:)
220327
Cacifo
140
Ligações externas
Resumo CV
Patrícia Ávila (patricia.avila@iscte.pt). Doutoramento e mestrado em sociologia. Professora Associada no Departamento de Métodos de Pesquisa Social da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL. Investigadora Integrada no CIES-IUL. Diretora do Doutoramento em Sociologia (CIES e ISCTE-IUL). Subdiretora do CIES-IUL e subdiretora do Departamento de Métodos de Pesquisa Social do ISCTE-IUL. Co-coordenadora do Grupo de Investigação "Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação” do CIES-IUL. Tem participado em vários projetos de investigação sobre diferentes temáticas, com particular destaque para a literacia, educação de adultos e ciência e sociedade. É autora de vários artigos e livros.  
Qualificações Académicas
Licenciatura em Sociologia, ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa, em 1992
Mestrado em Comunicação, Cultura eTecnologias de Informação, ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa, em 1997
Doutoramento em Sociologia, ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa, em 2006
Áreas de Investigação
Literacia e competências, Educação de adultos, Ciência e sociedade, Metodologias e métodos de pesquisa social
Grupos de Investigação
Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação
Projetos

Acompanhamento e análise do PICCLE (Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita)

Práticas de Leitura dos Estudantes Portugueses

Educação de adultos e aprendizagem ao longo da vida em Portugal e na Europa. Tendências, práticas e perfis

Efeito-escola e efeito-turma nos resultados escolares (4º e 6º anos)

Diálogos de cientistas e cidadãos

Inquérito à Literacia em Saúde em Portugal

Desafios Educativos na Europa do Sul. Equidade e Eficiência em tempos de crise

Pensar o Futuro: efeitos da crise numa reconfiguração de rendimentos e consumos da classe média em Portugal

Escolas que fazem melhor: o sucesso escolar dos alunos descendentes de imigrantes na escola básica

PISA 2000-2009 – Perfis e Tendências

A Inserção Profissional de Investigadores Doutorados: Condições de acolhimento, formas de inserção e expectativas de futuro

In/sucesso escolar dos descendentes de imigrantes - Origens nacionais e condições sociais e escolares na escola básica portuguesa

Leitura, Escola e Sociedade: Estudos de Avaliação do Plano Nacional de Leitura

Programa Internacional para a Análise das Competências dos Adultos - Portugal

Learning to Learn

Os Estudantes e os seus Trajectos no Ensino Superior: sucesso e insucesso, factores e processos, promoção de boas práticas

Estudo de Avaliação do Plano Nacional de Leitura

Literacia e outras Competências na Sociedade do Conhecimento: Perfis e Processos

Trabalho e Famílias: o Papel das Políticas Sociais

A Modernização das Estruturas Sociais

Publicações Recentes
Comunicações
Informação transferida do Ciência-IUL
ISCTE FCT Portugal
W3C