Artes Performativas, Arquitetura e Participação: A experiência de um programa de artes performativas a partir do SAAL
09 novembro 2017 | Cristina Grande e Luísa Veloso

Oradoras: 

_Cristina Grande, coordenadora do Serviço de Artes Performativas da Fundação de Serralves desde 1990, com a responsabilidade executiva e de produção de atividades culturais paralelas às exposições e de programas nas áreas da Música Experimental, do Cinema e do Vídeo, do Jazz, da Performance e da Dança Contemporânea. É responsável pela programação de Dança Contemporânea e Performance do Auditório do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, desde 2000. Desde Maio de 2010, integra o comité de peritos dos Fundos Roberto Cimetta para as áreas da Dança e Performance. Foi responsável pelo projeto performativo que integrou o programa sobre O SAAL, em Serralves, onde se discutia a participação nas artes e na arquitetura. Recentemente, é responsável pela terceira edição da iniciativa ”O Museu Como Performance”, na Fundação de Serralves, procurando desvendar "o que podem ser hoje as instituições museológicas na sua relação com os artistas, os públicos e o mundo.

_Luísa Veloso, Professora do Departamento de Sociologia do ISCTE-IUL e investigadora do CIES-IUL. Um dos seus mais recentes projetos de investigação, coordenado em parceria com Frédéric Vidal, aborda as representações do trabalho no cinema português, tendo sido publicado pelas Edicões 70 ("O trabalho no ecrã"). Desenvolve atividades várias em colaboração com instituições culturais e artísticas, nomeadamente com Rumo do Fumo, Fundação de Serralves, Cinemateca Portuguesa, Circular, Associação Cultural.

 

Comentário:

_Idalina CondeProfessora na Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL Instituto Universitário de Lisboa e membro do CIES – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. 

_Helena MurteiraHistoriadora de Arte, é membro da Comissão Científica do CHAIA- Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora e investigadora nas áreas da história da arquitetura e do urbanismo e do património cultural e digital. 

ISCTE FCT
W3C