Pedro Abrantes
Departamento de Sociologia
pedro.abrantes@iscte-iul.pt
217903997
722011
|
Resumo CV
Pedro
Abrantes
é
professor
auxiliar
do
Departamento
de
Ciências
Sociais
e
Gestão
da
Universidade
Aberta
e
professor
convidado
do
Mestrado
em
Educação
e
Sociedade,
do
Instituto
Universitário
de
Lisboa
(ISCTE-IUL),
instituição
onde
se
licenciou
e
doutorou
em
Sociologia.
Especializou-se
nas
áreas
daeducação,
desigualdades
sociais
e
percursos
de
vida.
Durante
os
últimos
quinze
anos,
tem
participado
em
diversos
projetos
e
atividades
do
Centro
de
Investigação
e
Estudos
de
Sociologia
(CIES-IUL),
tendo
sido
vogal
da
direção
entre
2006
e
2012.
Leccionoutambém
nos
Institutos
Politécnicos
de
Santarém
e
Leiria,
na
Universidade
de
Lisboa
e
na
Universidad
Iberoamericana
(México).
Foi
consultor
em
programas
do
Ministério
da
Educação
e
da
Fundação
Aga
Khan,
assim
como
investigador
visitante
da
Universidad
Complutense
de
Madrid
(Espanha)
e
do
Centro
de
Investigación
en
Estudios
Superiores
en
Antropología
Social
(México).É
membro
da
Sociedade
Portuguesa
de
Ciências
da
Educação
e
da
Associação
Portuguesa
de
Sociologia,
tendo
nesta
última
coordenado
a
secção
... [ver mais]
Grupos de Investigação
Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação
Projetos
Publicações Recentes
Artigo em revista científica
Schippling, A. & Abrantes, P. (2018). Para uma visão panorâmica do campo das escolas internacionais na Grande Lisboa. Educação, Sociedade e Culturas. 52, 7-27
Ferro, L., Abrantes, P., Veloso, L. & Lopes, J. T. (2018). Learning how to work in the arts field in Portugal: a biographical approach to the migrant artists’ trajectories. RUDN journal of Sociology. 18 (3), 507-520
Neves, C., Henriques, S., Abrantes, P., Backstorm, B, Jacquinet, M. & Magano, O. (2017). Licenciados da Universidade Aberta: percursos, motivações e aprendizagens em ambiente digital. Investigar em Educação. 6, 175-197
Capítulo de livro
Martins, SC, Sebastião, João, Abrantes, P. & Rodrigues, M. L. (2018). Desigualdades e políticas educativas: Portugal no contexto europeu. In Renato Carmo e outros (Ed.), Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa. Lisboa: Mundos Sociais.
Silva, S. M. & Abrantes, P. (2017). Growing up in Europe’s backyard: researching on education and youth in Portuguese poor suburban settings. In William Pink e George Noblit (Ed.), Second International Handbook of Urban Education. (pp. 1335-1348). Cham: Springer.
[ver mais]
Comunicações
Comunicação em evento científico
Martins, SC, Sebastião, João, Abrantes, P. & Rodrigues, M. L. (2017). Desigualdades e políticas educativas. Portugal No Contexto Europeu. Fórum Pesquisas CIES-IUL, Desigualdades sociais: Portugal e a Europa.
Ferro, L., Abrantes, P., Luísa Veloso, Lopes, J.M.T. & Maria de Assis (2017). Arts education in Portugal: from national curricula to emancipatory projects. • Perspectives of Arts Education and Sustainable Development.
Abrantes, P. & Roldão, C. (2016). Old and new faces of segregation of Afro-descendant population in the Portuguese education system: a case of institutional racism?. Educação Comparada para Além dos Números.
Abrantes, P. & Roldão, C. (2016). Quem governa a educação? Perfis e trajetórias dos ministros e secretários de estado da educação (1974-2015). Congresso Português de Sociologia.
Olga Magano, Abrantes, P., Henriques, S., Backstrom, B., Marc Jacquinet & Cláudia Neves (2016). Mobilidade social dos diplomados da Universidade Aberta: percursos de vida e de trabalho. Congresso Português de Sociologia.
|