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Teresa Seabra
Departamento de Sociologia
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Resumo CV
Teresa Seabra  (teresa.seabra@iscte-iul.pt) é licenciada em Pedagogia (1980) e em Sociologia (1989), mestre em Sociologia (1995) e doutorada em Sociologia (2008). Professora Auxiliar do Departamento de Sociologia do ISCTE-IUL. Diretora do curso de Mestrado em Educação e Sociedade. Investigadora integrada do CIES-IUL, desde 1993. Principais domínios de investigação: desigualdades sociais na educação; descendentes de imigrantes na escola; educação familiar; o efeito-escola nos resultados escolares. Autora e co-autora de diversos artigos em revistas científicas, capítulos de livros e livros. De entre as publicações, destaca-se o livro  Adaptação e Adversidade: o desempenho escolar dos alunos de origem indiana e cabo-verdiana no ensino básico, publicado em 2010 pelo Instituo de Ciências Sociais (ICS-UL).  Membro do Conselho Consultivo do Jornal de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia (APS).
Qualificações Académicas
Licenciatura em Sociologia, ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa, em 1989
Mestrado em Sociologia, ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa, em 1995
Doutoramento em Sociologia, ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa, em 2008
Áreas de Investigação
sociologia da educação; desigualdades sociais em educação; educação e etnicidade; sucesso escolar; efeito-escola
Grupos de Investigação
Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação
Projetos

Brasileiros na escola portuguesa: experiências e trajetos

Pre and Post – Arrival Schemes to facilitate inclusion and prevent xenophobia and radicalization

Projeto Educativo Municipal de Odivelas

A diferença que a escola pode fazer: o sucesso escolar no concelho de Almada (4º e 6º ano)

Efeito-escola e efeito-turma nos resultados escolares (4º e 6º anos)

Trovoada de Ideias: Inclusão Linguístico-social dos Estudantes dos PALOP no Ensino Superior Português

Sono e Desempenho Escolar

TEIP 3, Programa Ministerial de Apoio aos Territórios Educativos Prioritários

Caminhos escolares de jovens africanos (PALOP) que acedem ao ensino superior

Sucess at School

Escolas que fazem melhor: o sucesso escolar dos alunos descendentes de imigrantes na escola básica

Avaliação de descentralização de competências de educação para os municípios

Actividades de Desenvolvimento curricular (AEC): o caso da Alta de Lisboa

Estudo de Avaliação Externa do Projecto Nacional de Educação para o Empreendorismo

O impacto das turmas com Percursos Curriculares Alternativos no Ensino Básico e dos Planos de recuperação, de acompanhamento e de desenvolvimento no sucesso escolar

(In)sucesso escolar dos descendentes de imigrantes - Origens nacionais e condições sociais e escolares na escola básica portuguesa

Jovens Descendentes de Imigrantes e Futuro: Trajectórias Escolares e Orientações Profissionais no Finalizar da Escolaridade Obrigatória

Etnicidade, Trajectórias Escolares e Orientações Profissionais: jovens descendentes de imigrantes no finalizar da escolaridade obrigatória

Condições e Processos de Integração ou Exclusão dos Descendentes de Imigrantes na Escola: o Caso dos Caboverdianos e dos Indianos em Portugal

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