2012
ser sociólogo

Ser Sociólogo/a por 15 dias
9-20.07.2012

Resumo das actividades

(In)Sucesso Escolar: fatores explicativos
Inês Baptista, Bárbara da Silva e Leonor Castro 

A partir de dados relativos aos resultados escolares dos alunos do 4º e 6º ano de escolas TEIP da área metropolitana de Lisboa, iremos procurar explorar os fatores que mais influenciam o desempenho escolar. Em primeiro lugar será feita uma introdução ao SPSS e à técnica de análise de dados estatísticos, seguindo-se uma análise e cruzamento de variáveis presentes na base de dados. O trabalho prático consistirá na utilização do SPSS com o objetivo de encontrar fatores explicativos do sucesso / insucesso no 4º e 6º ano.

Workshop de Etnografia
Lígia Ferro e Otávio Raposo 

Os participantes poderão experimentar a etnografia, uma das metodologias qualitativas usadas nas ciências sociais. O workshop começará com uma pequena introdução à etnografia através da qual os alunos poderão conhecer a sua história e as suas principais características. A segunda parte consistirá na realização de um pequeno exercício em grupo de observação e de análise etnográficas. No final os participantes apresentarão os resultados da experiência aos colegas tentando interpretar os dados mais relevantes em conjunto com os dinamizadores da atividade.

A Entrevista de Investigação
Tiago Carvalho e Joana Patrício

A entrevista é um método de recolha de informação utilizado em muitos contextos: a entrevista jornalística, a entrevista de emprego, a entrevista de investigação. A atividade apresenta a entrevista de investigação, um método de recolha de informação com validade científica, bastante usado em sociologia. A atividade tem três objetivos: apresentação dos aspetos teóricos e técnicos básicos do método; preparação e realização de entrevista pelos participantes, discussão sobre o método e a experiência obtida. Tema da entrevista de investigação: culturas urbanas e juvenis.

Como, quando e porquê? A arte do querer saber
Sérgio Estevinha e Inês Lima

Nesta atividade apresentamos as etapas principais de construção e aplicação de um inquérito por questionário, através de exemplos retirados de projetos de investigação na área da política relacionados com: ideologia e identidade partidária; assuntos políticos e políticas públicas - papel do Estado no apoio aos jovens (educação, emprego); participação política; sentido de voto. Os participantes terão oportunidade de construir um pequeno questionário, no âmbito deste tema, segundo os seus interesses e apelando à sua reflexividade.

Desenvolvimento de uma pesquisa (trabalho de equipa)
Sofia Santos e Pedro Candeias

Apresentação Pública dos resultados da pesquisa
Participantes

Produto(s)
Jovens de Hoje e de Antigamente: Cidadania e Sociabilidades.pdf

Fotos

foto 2012

ISCTE FCT
W3C