OCJF 2019

2019 | 2018 |  2017 2016 2015 |  2014 |  2013 |  2012 |  2011 |  2010 |  2009 |  2008 |  2007 |  2006 |  2005 |  2003

 

 

Ser Cientista Social
1-12.07.2019

 

 

Resumo das atividades


Receção dos Participantes

Um centro de investigação em Sociologia e outras ciências sociais? Breve apresentação.
Introdução às atividades posteriores.


Peddy Paper


Sessão de apresentação do Núcleo de Estudantes de Sociologia do ISCTE-IUL (NESISCTE)


Atividade 1.
Técnicas de apresentação em contexto académico

Investigadora: Rita Mourão

As técnicas de Comunicação Interpessoal/Profissional tendem a ser, cada vez mais relevantes para o quotidiano de um investigador. Isto porque este terá de apresentar o seu trabalho em diferentes Conferências/Congressos, quer a especialistas, quer para o público em geral. Esta sessão terá, então, como objetivo dar a conhecer alguns métodos e técnicas de preparação e condução de comunicações orais, de forma a que seja possível perceber quais os meios mais adequados a utilizar.

 

Atividade 2.
Entrevista

Investigadora: Mara Clemente

A entrevista é uma técnica de recolha de informação utilizada em muitos contextos – tanto o sociológico como o jornalístico, o histórico, o seletivo (por exemplo, a entrevista de emprego), etc. Na investigação social, a entrevista é um dos muitos instrumentos disponíveis utilizados para fundamentar empiricamente o estudo de um problema. A atividade apresenta a “entrevista qualitativa” em sociologia. Em particular, depois de uma apresentação dos aspetos teóricos e técnicos básicos, os participantes serão envolvidos na construção de guiões de entrevista e na realização de entrevistas.


Atividade 3.
Laboratório de Ciências da Comunicação

Investigadores: Ana Pinto Martinho, Décio Telo e José Moreno

Desenvolveremos diferentes atividades práticas - análise de conteúdo de conversações nas redes sociais (big data), jogos pedagógicos e criação de inquéritos online em tempo real - em torno de três temas que serão trabalhados, em grupo, pelos participantes: "Artigo 13" (Regulamento Geral sobre proteçao de dados na UE); Desinformação (compreender e lidar com o fenómeno); Emergência climática.


Atividade 4.
Etnografia

Investigadores: Daniel Malet e Rita Cachado
Como observar o social? O que é a “observação participante”? Como relatar e analisar aquilo que foi observado? Depois da apresentação da etnografia enquanto metodologia qualitativa para realização de investigação no terreno, será escolhido um “campo” onde iremos observar situações sociais quotidianas, umas mais óbvias outras mais surpreendentes. A discussão de diferentes formas de observar e relatar encerrará o dia dedicado à etnografia.

 

Atividade 5.
Análise de Dados

Investigadora: Carlota Veiga
A análise de dados quantitativos tem ganho cada vez mais relevância no estudo de fenómenos sociais. A cada vez maior quantidade de dados disponíveis por meio da investigação ou da internet (ex. redes sociais, institutos governamentais, organismos internacionais) permite nos ter acesso a um conjunto de informação fundamental para melhor compreender a realidade dos fenómenos sociais. Assim, nesta atividade, teremos oportunidade de falar sobre algumas fontes de informação de dados quantitativos. Abordaremos também algumas técnicas de análise de dados com destaque para os erros mais comuns na sua interpretação. A atividade terminará com algumas formas de apresentação dos resultados obtidos durante a análise.

 

Atividade 6.
Inquérito

Investigadoras: Ana Rita Capucha e Inês Santos Tavares
Esta sessão tem por objetivo dotar os participantes de noções sobre a metodologia do inquérito por questionário. A sessão irá iniciar-se com um enquadramento sobre esta metodologia, referindo as suas características, as suas potencialidades/limitações, a sua aplicabilidade nas ciências sociais e ainda, algumas modalidades que hoje em dia facilitam no seu processo de aplicação – plataformas online, por exemplo. Os participantes construirão um inquérito sobre um tema definido, o qual será aplicado a uma pequena amostra de indivíduos e posterior objeto de tratamento, explorando-se, para esse efeito, algumas ferramentas auxiliares como sejam o programa estatístico SPSS.

 

Atividade 7.
Análise de Entrevista

Esta atividade foca-se na análise da entrevista na investigação qualitativa. Os participantes efetuam – com base em entrevistas semiestruturadas com diretores de escola – as diferentes fases da análise. A atividade concentra-se na análise de conteúdo e na análise de discurso.

 

Atividade 8.

Precious, uma lição de vida

Nesta atividade os participantes irão experimentar a técnica de focus group e compreender a sua aplicação nas ciências sociais. O objetivo será promover o debate entre o grupo de participantes em torno de cenas do filme "Precious - uma lição de vida", conseguindo obter e apresentar resultados com a sua experiência.

 


 

 

Programa em PDF

 

ISCTE FCT Portugal
W3C