Semana C&T 2012

2017  |   2016  |   2015  |   2014  |   2013  |   2012  |   2011  |   2010  |   2009  |   2008  |   2007  |   2006  |   2005  |   2004  |   2003  |   2002  |   2001  |   2000

 

 

23.novembro.2012

 

Introdução ao evento pelo Gabinete de Comunicação e Planeamento (GCP)

Um centro de investigação em Sociologia? Breve apresentação.

Introdução às atividades posteriores.

 

Atividade 1

Folheando o Mercado do Amor: Análise de Conteúdo de Anúncios Amorosos da Revista Maria

Investigadores: Daniel Alves e Patrícia Santos

Este workshop temático procura, de uma forma panorâmica, enquadrar a técnica de análise de conteúdo no quadro geral das etapas do processo de investigação em Sociologia. Desafiamos os investigadores juniores a analisar o conteúdo de anúncios amorosos publicados na revista "Maria" com o objetivo de dar resposta a duas questões: quais os traços que os géneros masculino e feminino procuram no(a) parceiro(a)? Existirá relação entre os traços procurados pelos anunciantes e aquilo que socialmente se espera que procurem?

 

Atividade 2

Observar o espaço público

Investigadores: Inês Pereira e Lígia Ferro

Este workshop tem o objetivo de dar a conhecer a etnografia como uma das metodologias utilizadas na Sociologia, incidindo particularmente no conceito de observação. No início da sessão haverá uma introdução ao conceito de Etnografia e suas utilizações. Seguir-se-á uma experiência etnográfica, que será feita através da realização de um exercício prático, previamente preparado através da elaboração de um guião e de folhas de registo das observações. As facilitadoras farão no final, em conjunto com os alunos, uma sistematização das vantagens e dificuldades da utilização deste método.

 

Atividade 3

Utilização da internet e das redes sociais: um inquérito aos portugueses

Investigadores: Rita Coelho e Maria Álvares

A utilização da internet e das redes sociais é um tema na ordem do dia. Dez anos depois da primeira aplicação de um inquérito por questionário à população portuguesa, queremos saber como se evoluiu a este respeito. O aparecimento do Facebook, por exemplo, suscita novas questões. Como é utilizado e percecionado pelos portugueses? Quem é que o utiliza mais? De que forma essa utilização se reflete nas relações sociais? Assim, os participantes nesta atividade irão ajudar-nos a elaborar um novo questionário. Os alunos terão também contacto com outras fases do processo de inquirição, como a construção de uma base de dados estatísticos e a análise da informação.

 

Atividade 4

Como entrevistar?

Investigadores: Bárbara da Silva e Inês Baptista

O que é uma entrevista? Como construir um guião? O que perguntar? Como perguntar? Nesta atividade será proposta a construção de guiões e a realização de entrevistas pelos alunos. Terão assim a possibilidade de experimentar e explorar as potencialidades e especificidades de uma das principais técnicas de investigação em Sociologia.

  

Atividade 5

A utilização de software na comparação entre países

Investigadores: Pedro Candeias e Tiago Carvalho

Atualmente, são utlizados diversos indicadores estatísticos para melhor conhecer a realidade dos países a nível mundial. Estes são, assim, um importante instrumento na análise social. Com este workshop, pretende-se, em primeiro lugar, apresentar as origens de alguns indicadores estatísticos de nível nacional. Em segundo lugar, expor dados que permitem classificar, quantificar e ordenar os diversos países europeus mostrando as vantagens da comparação entre países, como por exemplo: indicadores macroeconómicos, níveis de felicidade, perceção da corrupção, etc. Por fim, os participantes terão a possibilidade de, com recursos a software de análise estatística, produzir gráficos que permitem uma fácil análise comparativa entre países.

 

Apresentação e balanço final das atividades desenvolvidas.

Avaliação da iniciativa e encerramento do evento.
pelo Gabinete de Comunicação e Planeamento (GCP)

 

 

Apresentação final

 

 

 

ISCTE FCT
W3C