Semana C&T 2014

 

 

Introdução ao evento pelo Gabinete de Comunicação e Planeamento (GCP)

Um centro de investigação em Sociologia? Breve apresentação.

Introdução às atividades posteriores.

 

Atividade 1

O espaço público sob o olhar etnográfico

Investigadores: Inês Pereira e Otávio Raposo

Nesta atividade vamos treinar o olhar etnográfico a partir da observação do espaço envolvente. Após uma breve introdução à metodologia, os alunos construirão um guião de observação e iniciarão um passeio pelo espaço envolvente no decorrer do qual procurarão recolher e registar, de diferentes formas, o que vêem. Seguidamente, haverá espaço para organizar os resultados e trocar impressões sobre os desafios desta metodologia.

 

Atividade 2

A entrevista qualitativa na pesquisa sociológica

Investigadores: Dulce Neves e Catarina Sales

A entrevista qualitativa é uma técnica de recolha de informação amplamente usada em sociologia e que levanta questões sensíveis relativamente ao posicionamento do/a investigador/a visto tratar-se em si de uma interação social. Nesta atividade, para além de transmitirmos conhecimento básicos sobre o uso desta metodologia vamos criar situações de entrevista na sala de aula, usando o Amor e os Afetos como tema.

 

Atividade 3

Conhecer as nossas cidades através da metodologia do Inquérito por questionário

Investigadores: Mara Vicente e Rita Ochoa

Esta atividade tem por objetivo dotar os participantes de noções sobre a metodologia do Inquérito por questionário. A sessão irá iniciar-se com um enquadramento sobre esta metodologia, referindo as suas características, as suas potencialidades e limitações, bem como a sua aplicabilidade nas ciências sociais. Seguidamente, serão desenvolvidas atividades práticas com o objetivo de construir um pequeno Inquérito por questionário e aplicá-lo a uma pequena amostra de indivíduos. Este Inquérito terá como tema a apropriação do espaço público, propondo-se utilizar como território de trabalho os espaços exteriores pertencentes ao edifício do ISCTE-IUL.

 

Atividade 4

Recolha e análise de dados da emigração portuguesa

Investigadores: Cláudia Pereira e Inês Espírito Santo

Discussão sobre a importância de se analisar o fenómeno migratório português. Recolha de indicadores estatísticos sobre os residentes portugueses no estrangeiro e movimento da emigração portuguesa para publicação no sítio eletrónico do Observatório da Emigração.

 

Apresentação e balanço final das atividades desenvolvidas.

Avaliação da iniciativa e encerramento do evento pelo Gabinete de Comunicação e Planeamento (GCP)