Semana C&T 2016

 

 

25 de novembro de 2016

 

Introdução ao evento

Breve apresentação do CIES-IUL

Introdução às atividades posteriores

 

Atividade 1 - PRECIOUS – uma lição de vida

Investigadoras: Inês Amaro e Inês Casquilho Martins

Nesta atividade os participantes puderam experimentar a aplicação da técnica de focus group e compreender a sua aplicação nas ciências sociais, nomeadamente na investigação em Serviço Social. O objetivo foi criar o debate entre o grupo de participantes sobre o tema da atividade, conseguindo obter e apresentar resultados com a sua experiência.

 

Atividade 2 - Como podemos comparar o desempenho de países? A importância das bases de dados internacionais e nacionais

Investigadoras: Rita Capucha e Filipa Pinho

Hoje em dia, as bases de dados internacionais e nacionais - como o Eurostat, fonte oficial de dados e indicadores estatísticos comparativos europeus; ou o Pordata em Portugal, que reúne dados nacionais e internacionais sobre vários temas -, constituem uma das mais importantes ferramentas de trabalho para os investigadores na área da Sociologia. Mas não só! São também utilizadas por jornalistas, estudantes, professores, e cidadãos comuns, quando necessitam de conhecer melhor e de forma fundamentada, a realidade do país e a de outros países europeus, sobre temas tão diversos como educação, economia, finanças, demografia, condições de vida, cultura, etc. Com esta atividade, exploraram-se algumas potencialidades destas bases dados: perceber o que são, como se constituem, para que servem, que tipo de dados integram; e, por outro lado, aprendeu-se a escolher, recolher e a apresentar alguns dados, selecionando um tema, ou uma combinação de temas, especificamente para esse efeito.

 

Atividade 3 - Portugal é Lisboa e o resto é paisagem. Cidade vs Rural 

Investigadora: Maria Antónia Pires de Almeida

Onde se vive melhor, na cidade ou no campo? Quais as principais diferenças entre o mundo urbano e o mundo rural? Há quem gostaria de se mudar para fora de Lisboa. Pretendeu-se discutir o tema e analisar os conteúdos do recém-aprovado Programa Nacional para a Coesão Territorial, desenvolvido pela Unidade de Missão para a Valorização do Interior, nomeada pelo governo para tentar resolver problemas ligados ao despovoamento do meio rural em Portugal.

 

Atividade 4 - A Entrevista

Investigadores: Ana Raquel Matias e Pedro Martins

Nesta atividade pretendeu-se que os alunos percebam a relevância da aplicação de entrevistas no trabalho de investigação em ciências sociais, seja com o objetivo de cumprir a função de exploração ou aprofundamento dos objetos de estudo, como também nos procedimentos essenciais a assegurar no decorrer da sua concretização. A atividade consistiu numa breve descrição do método, exercícios práticos junto dos alunos, uma apresentação de trabalhos anteriormente realizados, e uma discussão final.

 

Atividade 5 - A análise de dados quantitativos: o Inquérito

Investigadoras: Catarina Doutor e Augusta Correia

A análise de dados quantitativos tem ganho cada vez mais relevância no estudo de fenómenos sociais. A elevada quantidade de dados disponíveis por meio da investigação ou da internet (ex: redes sociais, institutos governamentais, organismos internacionais) permite nos ter acesso a um conjunto de informação fundamental para melhor compreender a realidade dos fenómenos sociais. Assim, nesta atividade, tivemos oportunidade de apresentar o inquérito enquanto técnica de recolha de dados nas ciências sociais. Abordaram-se ainda as vantagens e as desvantagens da sua utilização. A atividade terminou com a construção de um questionário em torno de um tema e ainda uma breve apresentação do software estatístico SPSS. Pretendeu-se, deste modo, que os participantes tivessem uma primeira introdução aos desafios inerentes à construção do questionário.

 

Apresentação e balanço final das atividades desenvolvidas.

Avaliação da iniciativa e encerramento do evento.

 

Momentos