Jornalismo e Sociedade
Resumo

O projeto jornalismo e sociedade (PJS) desenvolve a sua actuação na intersecção entre comunicação social, prática jornalística e sociedade. O projeto inspira-se na prática do Pew Project for the Excellence in Journalism.
O projeto pretende contribuir para compreender a performance do jornalismo no contexto português e também qual o impacto da revolução digital em curso na transformação da prática informativa.
O projeto espera que uma melhor compreensão do que o sector informativo dos media oferece aos cidadãos leve, por sua vez, os jornalistas a desenvolver um melhor trabalho e, também, permitir aos cidadãos perceber o que podem esperar do jornalismo e o que devem exigir dele.
O projeto, ao contrário de algumas visões analíticas, não abraça nenhuma posição política, considerando-se imparcial na sua abordagem da prática da imprensa no quadro mais vasto do sector dos media. Igualmente, não desenvolve a sua análise partindo de qualquer pressuposto sobre a primazia da influência de actores específicos sobre o funcionamento ou agenda da imprensa, como sejam o sector empresarial, poderes públicos ou publicidade. Em vez disso, o projeto procura estudar a imprensa com um espírito aberto e sólida orientação empírica, tendo presente que várias pressões, questões e tendências podem governar e influenciar a imprensa de diferentes formas em diferentes momentos.
O projeto apresenta-se com o objectivo de criar pontes entre jornalistas e académicos e entre ambos e o público.
A escolha do contexto da relação entre jornalismo e sociedade como forma de estabelecer uma ponte entre cidadãos, academia e jornalistas, parte do pressuposto que a actuação pública por parte de empresários e empresas, organizações da sociedade civil, administração, governo, parlamento, presidência da república, poder local e regional encontra nas temáticas das políticas públicas o seu espaço de eleição para a participação e discussão nas sociedades democráticas.
A prática profissional dos jornalistas e o papel dos media informativos constitui um aspecto crucial para o fortalecimento da democracia e das práticas democráticas. As políticas públicas estão presentes em todas as áreas do dia-a-dia, sendo alvo da atenção permanente da imprensa e consideradas como fundamentais pelos cidadãos. Sem o papel de mediador do jornalismo, este espaço de interacção e encontro não pode ocorrer.
Desta articulação em rede resulta o porquê da escolha aqui proposta de um projecto cujos pilares são a relação entre jornalismo e sociedade focando o seu olhar na relação que se estabelece entre imprensa e as políticas públicas. Tal como para o Pew Research Center's Project for Excellence in Journalism, o objectivo proposto é o de melhor compreender a actual revolução nas práticas de jornalismo e de produção e distribuição informativa.  Dados sobre o projecto estão disponíveis em: http://futurojornalismo.org/.

Date de Início
2011-08-31
Date de Fim
2014-08-31
Informação transferida do Ciência-IUL
ISCTE FCT
W3C