Estratégias de Intervenção Socioeducativa em Contextos Sociais Complexos
Resumo

Este estudo centra-se na avaliação do contributo das políticas de segurança escolar desenvolvidas no âmbito do Programa Escola Segura para a concretização das políticas de integração, inclusão e igualdade educativa e social em contextos escolares marcados pela diversidade e complexidade social e cultural. Procurará desse modo avaliar a forma como se concretiza ao nível territorial a articulação entre o Programa Escola Segura e os programas centrados na inclusão e igualdade educativa e social, de forma a identificar os bloqueios e as potencialidades de colaboração entre os agentes e instituições responsáveis pela concretização das políticas públicas, com o objetivo de especificar os elementos centrais de uma metodologia integrada de intervenção (prevenção e regulação) da violência nas escolas e nas comunidades, passível de difusão alargada no sistema educativo e comunidades locais.

Date de Início
2011-12-15
Date de Fim
2013-07-31
Parceiros Externos
CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Informação transferida do Ciência-IUL
ISCTE FCT
W3C