A Inserção Profissional de Investigadores Doutorados: Condições de acolhimento, formas de inserção e expectativas de futuro
Resumo

Procura-se desenvolver um estudo aprofundado sobre as condições de inserção de novos investigadores doutorados no sistema científico e tecnológico nacional, contratados pelas unidades de investigação no âmbito do Programa Compromisso com a Ciência.
Os objectivos que se procuram concretizar envolvem nomeadamente i. A caracterização e analise das condições de acolhimento, as formas de inserção e as expectativas de futuro dos investigadores doutorados contratados no âmbito do Programa Compromisso com a Ciência; ii. caracterização e analise das práticas de acolhimento e as expectativas das instituições científicas que os contrataram; iii. A analise da evolução dos aspectos anteriormente referidos nas sucessivas fases de contratação (Ciência 2007, Ciência 2008) e ao longo dos anos de permanência dos investigadores nestas instituições (entre a contratação dos investigadores e a finalização deste estudo); A investigação de dimensões explicativas adicionais, nomeadamente as trajectórias científicas dos investigadores (produção científica, mobilidade, internacionalização e redes) e as perspectivas e orientações dos investigadores e coordenadores das instituições científicas a propósito destes processos.

Date de Início
2009-10-20
Date de Fim
2012-03-31
Parceiros Externos
CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Informação transferida do Ciência-IUL
ISCTE FCT
W3C