Leitura, Escola e Sociedade: Estudos de Avaliação do Plano Nacional de Leitura
Resumo

O âmbito deste projeto foi a análise sociológica das dinâmicas de desenvolvimento das competências e das práticas de leitura na sociedade atual, tomando como pontos de observação principais a escola e as políticas públicas de promoção da literacia e da leitura, concretamente o Plano Nacional de Leitura. O objetivo central do projeto foi acompanhar e avaliar, nas suas diferentes vertentes, o Plano Nacional de Leitura, ao longo dos cinco anos da sua primeira fase. Pretendeu-se produzir um conjunto de elementos relativos à execução do PNL, às atitudes perante a leitura dos diferentes segmentos do público abrangido e ao impacto do PNL no desenvolvimento da literacia e da leitura. Recorreu-se a uma metodologia plural (‘mixed-methods’), incluindo análises documentais, inquéritos, entrevistas e estudos de caso, recolhendo informações e opiniões dos vários atores envolvidos na execução do Plano.

Date de Início
2008-11-05
Date de Fim
2011-07-30
Informação transferida do Ciência-IUL
ISCTE FCT Portugal
W3C