(In)sucesso escolar dos descendentes de imigrantes - Origens nacionais e condições sociais e escolares na escola básica portuguesa
Resumo

O objectivo central da pesquisa é o de relacionar resultados escolares com um conjunto de variáveis de caracterização do aluno e da sua família no sentido de medirmos o efeito que produzem nesses resultados. Concretamente, pretende-se analisar os resultados obtidos nas provas nacionais do ensino básico (4º, 6º e 9º anos de escolaridade) considerando os efeitos, por um lado, do sexo, da naturalidade e da nacionalidade do aluno e, por outro, da condição de classe, da escolaridade, da naturalidade e da nacionalidade dos seus progenitores. Subsidiariamente, serão identificadas escolas com resultados dissemelhantes, tendo populações discentes muito semelhantes quanto à condição social e origem nacional das famílias dos alunos que as frequentam e exploraremos junto destas alguns aspectos do “efeito escola” (perfil de liderança, projecto educativo, organização das turmas e turnos) na produção do (in)sucesso.

Date de Início
2009-09-01
Date de Fim
2010-10-31
Informação transferida do Ciência-IUL
ISCTE FCT
W3C