Modelo(s) e Práticas do Serviço Social na proteção à criança: propostas para uma resposta social integrada
Resumo

Este projeto consiste numa investigação em Serviço Social, sobre o sistema de proteção à criança em Portugal, no contexto da União Europeia. Procura analisar o problema social da criança em situação de desproteção, as competências das Comissões de Proteção de Crianças e as metodologias de intervenção do Serviço Social.
Para tal, sistematiza-se conhecimentos teóricos, procedimentos metodológicos e éticos que sustentam a prática profissional. Equacionam-se complexidades, limites, condicionamentos e possibilidades de intervenção do assistente social, nas vertentes sociais, jurídicas e políticas, tendo por base os seguintes objetivos:
- Identificar os modelos de proteção e bem-estar social orientados para a criança jovem em Portugal considerando o contexto Europeu;
- Analisar a dimensão social dos modelos de proteção e bem-estar social e das suas orientações específicas para a organização das respostas sociais dirigidas à criança, com particular incidência nas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens;
- Tipificar o agir dos assistentes sociais nas suas dimensões conceptual, operativa e axiológica, no âmbito das competências específicas em contexto das CPCJ;
- Sistematizar os referenciais teórico-metodológicos, técnico-operativos e ético-políticos de intervenção dos assistentes sociais;
- Estabelecer a relação entre as necessidades sociais e as respostas sociais de proteção à criança no contexto dos modelos de proteção e bem-estar em Portugal.
Neste quadro de discussão, a relação entre o Serviço Social e os modelos de bem-estar para a Infância apresenta potencialidades no domínio da investigação e do debate no espaço público para a melhoria da proteção à criança na sociedade contemporânea.
Do ponto de vista metodológico, esta investigação integra diversos procedimentos, como sejam a análise documental e um questionário «on-line», a ser aplicado às Comissões de Proteção de Crianças e Jovens a nível nacional que integram assistentes sociais nas equipas de intervenção.

Date de Início
2017-01-01
Date de Fim
2018-12-31
Parceiros Externos
CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Red Iberoamericana para la Docencia e Investigación en Derechos de la Infancia
Informação transferida do Ciência-IUL
ISCTE FCT
W3C