A internacionalização da educação das elites em Portugal. Um estudo qualitativo sobre colégios internacionais na Grande Lisboa
Resumo

O projeto de investigação proposto centrar-se-á na análise da autoimagem de colégios internacionais de elite na Grande Lisboa no contexto dos atuais processos de transformação do sistema educativo em Portugal, tanto numa perspetiva de representação oficial dessas instituições, como na perspetiva dos seus atores. No âmbito teórico, este projeto enquadra-se na investigação crítica sobre a educação de elites e refere-se ao conceito de «international/transnational spaces of education» (e.g. Waters e Brooks, 2011). Quanto à perspetiva metodológica, o projeto baseia-se num design empírico-qualitativo. Está prevista a análise de documentos de autorrepresentação das escolas (por ex. páginas web), entrevistas qualitativas aos atores e observação participante, como forma de analisar as culturas das escolas. O objetivo é gerar novos conhecimentos sobre as escolas de elite portuguesas, destacando a dimensão da inter/transnacionalização, de modo a possibilitar perspetivas de comparação inovadoras em relação à formação de elites noutros países europeus (França e Alemanha).

Date de Início
2016-01-01
Date de Fim
2018-12-31
Parceiros Externos
CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Informação transferida do Ciência-IUL
ISCTE FCT
W3C