Sono e Desempenho Escolar
Resumo

O principal objectivo da pesquisa é o de analisar a relação entre a duração e a qualidade o sono das crianças/jovens e o seu desempenho escolar. Para o efeito, controla-se o efeito de outras variáveis que já demonstraram produzir efeito significativo nos resultados escolares: a condição social da família, a participação desta na escolaridade, a relação do aluno com a aprendizagem, a reacção dos professores em situação de dificuldade e a composição (social e académica) da turma que frequenta.
A metodologia adoptada consiste na aplicação de um inquérito por questionário a alunos do ensino básico (3º ao 9º ano) do concelho de Odivelas. A amostragem é intencional: seleccionam-se turmas, diversificando os anos de escolaridade e o perfil social e académico dos alunos das mesmas. Análise estatística da informação será realizada com apoio do software SPSS.
Caso se verifique a hipotética relação entre o sono e o desempenho escolar, equacionam-se actividades para divulgação dos resultados e de sensibilização para a importância do sono em idade escolar.

Date de Início
2015-11-01
Date de Fim
2016-10-30
Parceiros Externos
Câmara Municipal de Odivelas
Informação transferida do Ciência-IUL
ISCTE FCT Portugal
W3C