A diferença que a escola pode fazer: o sucesso escolar no concelho de Almada (4º e 6º ano)
Resumo

Presidiram à realização da pesquisa três objetivos: (i) avaliar a evolução dos resultados obtidos pelas escolas do concelho de Almada, no que respeita aos alunos do 4º e 6º ano de escolaridade, ao longo de 5 anos (de 2019/10 a 2014/15) em provas nacionais; (ii) conhecer as escolas do concelho que se destacam pelo potencial que revelam em produzir mais-valia educativa, ou seja, que conseguem, com populações escolares socialmente semelhantes, fazer com que os seus alunos obtenham melhores resultados nas provas nacionais e (iii) identificar as variáveis organizacionais que sustentarão esse bom desempenho das escolas em causa. 

Faz-se uso de uma metodologia multimétodo, ao combinar-se uma abordagem extensiva com outra de caráter intensivo. A primeira sustenta-se na análise de duas bases de dados cedidas pela Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), respeitantes aos anos letivos de 2009/10 e de 2014/15, ao 4º e ao 6º ano de escolaridade e a segunda consubstancia-se na realização de quatro estudos de caso (dois estudos de caso comparativos, sendo um por ciclo de escolaridade).

Date de Início
2017-01-13
Date de Fim
2017-11-12
Informação transferida do Ciência-IUL
ISCTE FCT
W3C