Trovoada de Ideias: Inclusão Linguístico-social dos Estudantes dos PALOP no Ensino Superior Português
Resumo

O projeto parte de dois diagnósticos aplicados a estudantes e professores sobre inclusão académica e social de estudantes vindos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), em duas instituições: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS, 2013) e ISCTE-IUL (2016). Em ambos os diagnósticos foi clara a necessidade de produzir e testar materiais para aprofundar as competências de compreensão oral e escrita do português europeu e na produção de textos exigidos pela atividade académica, com o objectivo de contrastar variantes da língua portuguesa (europeia e outras). Mais, outros mestrados e projetos produzidos no ISCTE-IUL e noutras Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas, têm apontado no mesmo sentido, se bem que sem aprofundamento da problemática central a este projeto.

Deste modo, prevê-se agora contribuir para a inclusão académica e social dos estudantes dos PALOP no ISCTE-IUL com o funcionamento da Unidade Curricular (UC) de competências transversais, designada: “Português Académico para estudantes com origem nos PALOP” - que terá início em 2018 sob a coordenação da equipa acima referida, em parceria com o Laboratório de Línguas e Competências Transversais (LLCT/ISCTE-IUL, que acolhe a UC) e o Serviço de Ação Social ISCTE-IUL. Esta UC é já produto do trabalho de investigação entretanto realizado pela equipa, tendo o ISCTE-IUL aprovado recentemente a isenção de propinas para os estudantes-alvo, reconhecendo assim a importância estrutural desta UC enquanto medida promotora da inclusão destes estudantes.

 

A partir desta UC prevê-se a realização de outras quatro etapas de investigação: (1) a produção de um guião com materiais aplicáveis nas IES portuguesas; (2) um livro sobre o trajeto escolar dos estudantes participantes; (3) uma brochura de orientações pedagógicas para docentes das IES portuguesas; (4) a criação de uma bolsa de estudantes-mediadores a desenvolver numa fase final do projeto.

 

A equipa: Ana Raquel Matias (coordenação, CIES-IUL; ISCTE-IUL), Paulo Feytor Pinto (co-coordenação, CELGA/ILTEC; APEDI); Teresa Seabra (coordenadora da UC; CIES-IUL; ISCTE-IUL); Pedro Martins (investigador, CELGA/ILTEC), Anna Monika Augustyniak (investigadora, CIES-IUL), Filomena Almeida (directora do LLCT-IUL), Rosário Candeias (Directora do SAS-IUL) e Bela Jardim (Técnica Superior do SAS-IUL), contando com a colaboração de um grupo de estudantes angolanos, que deram o nome do projeto “Trovoada de Ideias”.

 

Date de Início
2016-01-01
Date de Fim
2020-12-31
Parceiros Externos
Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra
Associação de Professores para a Educação Intercultural
Informação transferida do Ciência-IUL
ISCTE FCT
W3C