Information visualization research
Resumo

Hoje em dia, a natureza multidisciplinar da visualização da informação é bastante consensual nas comunidades profissionais e académicas: análise de dados, design de informação, storytelling, entre outros temas, são áreas exemplificativas desta realidade.

O estudo sistemático destas sinergias que se obtêm criuzando as diversas áreas representa um acréscimo importante e necessário à massa crítica de uma área de conhecimento bastante recente como é a visualização de informação. Por essa razão, a definição do conceito de visualização de informação ainda é instável, variando de acordo com a perspetiva para a qual é adotada.

A proposta de uma única definição unificada do conceito está além do âmbito deste projeto; em vez disso, estuda-se e discute-se a visualização de informação sob múltiplos pontos de vista, de forma a elaborar um curso de pós-graduação sobre este tópico, com o objetivo simultâneo de iniciar um debate aberto sobre o assunto, à medida que sua implementação avança e novas questões são levantadas.

Este projeto pretende aumentar as sinergias entre áreas relacionadas com a visualização de informação e disseminar as melhores práticas de visualização. Os resultados esperados do projeto são a participação em conferências no âmbito do projeto e elaboração de publicações científicas, bem como reflexões interpares nos diversos meios de comunicação atualmente disponíveis.

Date de Início
2017-01-01
Date de Fim
2018-12-31
Informação transferida do Ciência-IUL
ISCTE FCT Portugal
W3C