Aquisição de estudo sociológico sobre a integração dos jovens migrantes e descendentes de migrantes no Concelho de Sintra
Resumo

Este projeto analisa a integração dos jovens migrantes e descendentes de migrantes no Concelho de Sintra. Tem dois objetivos principais, (i) o de investigação e (ii) o de contributo para ações de prevenção de desigualdades sociais e promoção de inclusão social.

 

Para tal, utiliza-se uma metodologia mista que concilia métodos quantitativos e qualitativos. Num primeiro momento, identificam-se os indicadores de integração de imigrantes que têm informação estatística desagregada a nível municipal – Sintra. O objetivo é contextualizar a integração na sociedade envolvente.

 

Num segundo momento, realiza-se pesquisa no terreno e entrevistas a informantes privilegiados, isto é, diretores de escolas, administradores e/ou profissionais de hospitais e centros de saúde e dirigentes de associações de migrantes, Complementarmente, são realizadas entrevistas em profundidade a dois grupos distintos: a) jovens imigrantes e descendentes de imigrantes, de diferentes ascendências e contextos socioeconómicos, a residir em freguesias diferenciadas do concelho de Sintra. O objetivo é caraterizar as condições de integração de imigrantes e descendentes, abrangendo a sua complexidade e diversidade.

 

Os indicadores a analisar como parte da integração social dos jovens imigrantes e descendentes são os seguintes: habitação, educação, mercado de trabalho, língua, acesso à política e à justiça, acesso à saúde, discriminação étnica e racial, participação religiosa, e participação e o acesso ao desporto e à cultura. 

 

Equipa de Investigação: Sofia Gaspar (Coord.), Cláudia Pereira (Co-coord.), Juliana Iorio (investigadora)

 

Consultores: Rui Pena Pires, João Sebastião, Alejandra Ortiz, Sandra Mateus, Rita Cachado

 

 

Date de Início
2019-04-09
Date de Fim
2020-12-31
Informação transferida do Ciência-IUL
ISCTE FCT Portugal
W3C