Semana C&T 2015

 

  

 

24.novembro.2015

 

Introdução ao evento pelo Gabinete de Comunicação e Planeamento (GCP)
Um centro de investigação em Sociologia. Breve apresentação.

Introdução às atividades posteriores.


Atividade 1

Como construir um questionário? Potencialidades e limites de uma técnica de recolha de informação.

Investigadores: Catarina Egreja e Ana Rita Capucha
Resumo: Esta sessão tem por objetivo dotar os participantes de noções sobre a metodologia do inquérito por questionário. A sessão irá iniciar-se com um enquadramento sobre esta metodologia, referindo as suas características, as suas potencialidades/limitações, a sua aplicabilidade nas ciências sociais e ainda, algumas modalidades que hoje em dia facilitam no seu processo de aplicação – plataformas online, por exemplo. Os participantes terão também oportunidade de refletir sobre um tema de investigação do seu interesse e de criar o seu próprio questionário.


Atividade 2

Análise de Fontes históricas

Investigadores: Maria João Vaz e Gonçalo Gonçalves
Resumo: Nesta atividade os estudantes analisam fontes históricas (processos-crime e documentação policial) pesquisando elementos caracterizadores vida urbana em Lisboa, no sentido de reconstituir configurações do quotidiano dos grupos populares, os seus lugares, as suas práticas e comportamentos.


Atividade 3

Câmaras Municipais: quem são os presidentes?

Investigadores: Maria Antónia Pires de Almeida 

Resumo: Vamos desenvolver uma investigação sobre os currículos dos presidentes de câmara de um distrito à escolha para realizar a caraterização sociológica dos eleitos locais. O objetivo é aprender técnicas de análise de conteúdos e, em simultâneo, tomar consciência da necessidade de conhecer os representantes eleitos e, com este conhecimento, ter ferramentas para fazer uma escolha informada nos períodos eleitorais. Pretende-se promover o interesse na participação política dos jovens e nas práticas de cidadania.


Atividade 4

À conversa" em contextos de saúde

Investigadores: Mário Santos e Brígida Riso
Resumo: Nesta atividade vamos dar a conhecer aos/às participantes noções básicas sobre a entrevista em sociologia. Depois de uma familiarização com esta técnica de investigação, serão simuladas situações de entrevista e debatidas as principais potencialidades e limitações da sua aplicação à investigação no campo da saúde.


Atividade 5

Recolha e análise de dados da emigração portuguesa

Investigadores: Inês Espírito Santo e Inês Vidigal
Resumo: Discussão sobre a importância de se analisar o fenómeno migratório português. Recolha de indicadores estatísticos sobre os residentes portugueses no estrangeiro e movimento da emigração portuguesa para publicação no sítio eletrónico do Observatório da Emigração.


Atividade 6

O espaço público sob o olhar etnográfico

Investigadores: Rita Cachado
Resumo: Nesta atividade vamos treinar o olhar etnográfico a partir da observação do espaço envolvente. Após uma breve introdução à metodologia, os alunos construirão um guião de observação e iniciarão um passeio pelo espaço envolvente no decorrer do qual procurarão recolher e registar, de diferentes formas, o que vêem. Seguidamente, haverá espaço para organizar os resultados e trocar impressões sobre os desafios desta metodologia.


Apresentação e balanço final das atividades desenvolvidas.

Participantes


Avaliação da iniciativa e encerramento do evento.

Organização