Rodrigo Assis
Rodrigo Assis

Instituto de Estudos Sociais e Políticos,
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ)

 

Grau Académico:

Doutorando

 

E-mail:

rvassis@outlook.com

 
Projeto de Investigação:
Biografias e trajetórias de vida nas camadas populares urbanas: a construção de um modelo teórico-metodológico
 
Supervisora:
Ana Caetano
  

 

Este projeto tem como principal objetivo desenvolver um programa de pesquisas dedicado aos estudos sociológicos da existência individual, isto é, à análise de biografias e de trajetórias individuais de membros das camadas populares urbanas. Considerando a pluralidade de metodologias que permitem hoje investigar questões a partir da reconstrução de biografias e de trajetórias, as atividades investigativas que serão realizadas buscarão correlacionar e contrastar distintas tradições teóricas em busca de refinamentos para esse campo investigativo. A intenção é a de alcançar, primeiramente, um quadro teórico-metodológico sintético derivado da discussão crítica das lógicas explicativas das categorias analíticas mais recorrentemente utilizadas. Entre outras, especial atenção será dada aos conceitos de memória, disposição, reflexividade, prática, projeto e campo de possibilidades. Baseando-se nos resultados da análise de um conjunto de dados relativos à vida dos moradores da periferia urbana brasileira obtidos ao longo dos últimos anos (2014-2019), realizar-se-á também numa elaboração sociológica fundamentada em realidades sociais concretas, no cerne das quais biografias e trajetórias efetivamente se constituem. Assim, pretende-se conduzir, entre 2020-2021, uma investigação sobre as biografias e as trajetórias de pessoas situadas nas camadas populares urbanas de Portugal, particularmente no contexto urbano de Lisboa, com especial ênfase sobre o caso daquelas que estejam localizadas em posições marcadas por acesso precário ao capital econômico e ao capital cultural, recursos imprescindíveis para a elaboração individual de projetos de ascensão social.

ISCTE FCT Portugal
W3C