Patrícia Melo
Patrícia Melo

Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)

 

Grau Académico:

Doutora

 

E-mail:

patricia.bandeira.melo@hotmail.com

 
Projeto de Investigação:
Muito além de ler e escrever: competências formadoras da literacia
 
Supervisora:
Patrícia Ávila
 
  

 

O domínio de competências-chave - a chamada literacia - é uma potencialidade que pode conduzir o indivíduo a resolver problemas para solucionar situações complexas, entendendo fatos sociais de modo a polemizar e tomar decisões em circunstâncias críticas. A proposta desse projeto de pesquisa é de estudar formas de conquista da literacia por meio de um processo de “alfabetização” midiática e informacional de modo a impulsionar nos indivíduos as competências de que precisam para que possam adotar medidas apropriadas para o real desempenho de suas condições de cidadão. Para tanto, faz-se necessário investigar a perspectiva teórica que fundamenta os estudos sobre literacia, analisando a experiência portuguesa sobre o desenvolvimento de competências-chave fundadoras para o exercício crítico da cidadania no mundo da vida e que a escola não vem dando conta no tempo regular de educação formal. Muitos indivíduos, mesmo escolarizados, são considerados iliterados funcionais: são capazes de ler e escrever, mas não na medida necessária para atender às exigências do contexto social no qual estão inseridos. Nesse sentido, é fundamental refletir sobre a importância das habilidades críticas dos indivíduos em ler e interpretar as informações, de modo a pensar modelos possíveis de conquista da literacia em ambientes fora da escola, no âmbito da mídia e das redes sociais. As competências-chave que fundamentam o agir crítico reúnem habilidades com a escrita, bem como com a interpretação, e são indissociáveis para o exercício consistente das atividades profissionais e da atuação cidadã.

ISCTE FCT Portugal
W3C