reXistir A Miso Music Portugal e o espaço O’culto da Ajuda
2 May 17h00 | Miguel Azguime

CICLO DE ENCONTROS | EXPERIÊNCIAS CULTURAIS
2 DE MAIO | 17H00
Local: Auditório B203, Ed. II, ISCTE-IUL

Orador
Miguel Azguime
Co-Fundador e Diretos | Miso Music Portugal


Comentário Final
Paula Abreu
Fac. de Economia e CES | Universidade de Coimbra


::: Apresentação :::
Esta sessão apresenta o percurso da Miso Music Portugal, estrutura de referência para a música contemporânea de vertente experimental, eletroacústica e transdisciplinar. Fundada em 1985, à MMP associam-se o Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa com uma importante plataforma digital, e o Festival Música Viva que em 2018 realiza a sua 24ª edição. Que experiência e reflexão ao fim de mais de 30 anos de actividade contínua para o fomento da criação, de divulgação e circulação nacional e internacional, de investigação e preservação do património, de edição e publicação, de partilha? reXistir, o título para a sessão, resume a tenacidade de um projeto de excelência e altamente reconhecido em Portugal e no exterior. Desde outubro de 2014, a MMP dispõe em Lisboa do seu espaço: o O’culto da Ajuda, também motivo para a reflexão. Que lógicas de inclusão e de resistência para a programação artística nesse espaço onde a criação musical transdisciplinar explora novos caminhos, estéticas, valores? 

 

A Miso Music Portugal (MMP), fundada por Paula e Miguel Azguime, é uma associação cultural que fomenta a criação contemporânea com iniciativas nas áreas da preservação, investigação, criação, produção, edição e divulgação da música portuguesa no país e no estrangeiro. A MMP é membro das seguintes entidades: European Music Council & International Music Council (EMC & IMC), International Association of Music Information Centres (IAMIC), Secção Portuguesa da International Society of Contemporary Music (ISCM), Federação Portuguesa da Confédération Internationale de Musique Electroacoustique (CIME), European Conference of Promoters of New Music (ECPNM), International Computer Music Association (ICMA, International Network for Contemporary Performing arts (IETM).

:::::::::::::
Miguel Azguime (1960, Lisboa) é compositor, poeta, performer. Em 1985, fundou com Paula Azguime o Miso Ensemble, projeto de autor singular, com um percurso de mais de 800 concertos realizados pelo mundo . Miguel Azguime obteve vários prémios de composição e de interpretação e o seu catálogo compreende mais de 100 obras para diversas formações. Recebeu encomendas de numerosas instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras e a sua música tem presença regular nos festivais internacionais de música contemporânea, dos EUA ao Japão, pela mão de prestigiados maestros, solistas e agrupamentos. Foi compositor residente em numerosos estúdios de criação internacionais e, em 2006, também compositor residente da DAAD em Berlim. Recentemente obteve com a sua Nova Op-Era “Itinerário do Sal”, o prémio Music Theatre NOW do Instituto Internacional de Teatro da UNESCO e o Prémio Nacional Multimédia. Paralelamente exerce uma acção constante na divulgação e fomento das novas linguagens musicais e das relações da música com a tecnologia, com destaque para a fundação da Miso Music Portugal, do Centro de Investigação & informação da Música Portuguesa e do Sond’Ar-te Electric Ensemble. Referências em www.azguime.net , www.misomusic.comwww.mic.pt 

 

 

Paula Abreu é doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra e Professora Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde leciona nos três ciclos de ensino da sociologia. Coordena o programa doutoral Discursos: Cultura, História e Sociedade (CES/FEUC/FLUC). É investigadora do Centro de Estudos Sociais, integrando o Núcleo Cidades, Culturas e Arquitectura (CCA). Tem desenvolvido investigação nos domínios da cultura, sobre hábitos e práticas culturais dos portugueses, políticas de cultura, e a actividade de instituições de referência nas esferas artísticas e culturais locais e nacionais. Assim como sobre as indústrias da cultura, nomeadamente a indústria fonográfica em Portugal.