Os perfis dos utilizadores portugueses na aplicação de online dating Tinder
16 May 2018 |13h30 - 14h30 | Room C4.05 | Workshop CIES-IUL

 

 

CIES-IUL Research Workshop

 

 

Speaker: Rita Sepúlveda (Investigadora CIES-IUL / ISCTE-IUL)

 

 

Este workshop pretende partilhar os resultados da exploração e análise das estratégias de autoapresentação mediada e do processo de construção de perfis individuais dos utilizadores portugueses na aplicação de online dating Tinder.

 

Através de análise de um corpus de 701 fotografias, 87 textos e da realização de 10 entrevistas pretendeu-se apurar quais os aspetos que os utilizadores pretendiam dar a conhecer sobre si e quais os valorizados pelos outros. 

 

A metodologia online adotada recorreu à recolha de conteúdos imagéticos e textuais e posterior análise de pendor quantitativo e qualitativo. As estratégias analíticas mais quantitativas permitiram concluir relativamente a aspetos como o número de fotografias e métricas sobre a partilha de informação. Por seu turno as estratégias qualitativas permitiram encontrar padrões nas práticas e temáticas de autoapresentação tanto na categoria visual como na textual.

Na análise encontraram-se fortes regularidades sociais, demonstrando o carácter situacional da apresentação do eu num contexto mediado e em que as fronteiras com o privado são cada vez mais ténues. 

 

 

Grupo 2. Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação

 


 

Local: ISCTE-IUL, Building. II, Room C.405

Free Entrance