Ficar de Fora das (novas) Oportunidades: Um retrato da população pouco escolarizada à margem dos processos de educação formal
03 october 2018 | 13h30 - 14h30 | Room C3.02

 

CIES-IUL Research Workshop

 

A centralidade do conhecimento e da escolaridade nas sociedades atuais contrasta com o (ainda) persistente défice de qualificações da população adulta em Portugal, historicamente dependente de políticas transitórias (Araújo, 2015). Apesar de esforços recentes (Iniciativa Novas Oportunidades), sublinham-se os riscos de uma evolução exígua (Capucha, 2013) e alerta-se para a existência de um segmento da população que tem ficado à margem destes processos (Carvalho da Silva, 2015).

 

Integrando uma investigação em curso, no âmbito do projeto de Doutoramento em Sociologia, o Workshop incidirá numa das etapas da sua componente extensiva, com a apresentação dos primeiros resultados apurados para o mapeamento do fenómeno.  

 

Numa primeira parte, procurar-se-á responder à questão ‘o que significa ser-se adulto pouco escolarizado’ nas sociedades ocidentais contemporâneas, utilizando os contributos recentes de quatro estudos/relatórios centrais sobre a Educação e Formação de Adultos [nacionais e internacionais]. Seguidamente, e através da análise secundária dos dados da mais recente edição do Inquérito à Educação e Formação de Adultos (IEFA, 2016), serão exibidos os principais elementos de caracterização social dos adultos pouco escolarizados que, em Portugal, têm permanecido à margem da educação formal.

 

 

Speaker:

 

Vanessa Carvalho da Silva

CIES-IUL/ISCTE-IUL

Bolseira Doutoramento FCT

 

Locationsala C3.02, ED. II, ISCTE-IUL

 

Poster