OCJF 2010

 

 

ser sociólogo

Ser Sociólogo/a por 15 dias
13-24.07.2010

 

Resumo das atividades

 

Atividade dinamizada pelo Observatório das Desigualdades - Análise de Contéudo

Investigadores: Frederico Cantante e Inês Baptista

A atividade consiste na utilização da técnica de análise de conteúdo, utilizando como suporte um debate televisivo acerca da legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo, transmitido no programa "Expresso da Meia-Noite", da SIC Notícias. Após uma introdução aos pressupostos e características desta técnica, serão convidados a ver e a analisar o conteúdo do vídeo, procurando sistematizar os argumentos a favor e contra apresentados pelos vários intervenientes.

 

Jovens de Bairros Sociais: Quantos Caminhos há no Mundo?

Investigadores: Alexandre Silva e Cristina Roldão

Apesar de serem frequentemente tomados enquanto um todo homogéneo, algumas pesquisas têm chamado à atenção para a diversidade de trajetos de vida dos jovens de bairros sociais. Convidamos os participantes a analisar entrevistas a jovens de um bairro social da Área Metropolitana de Lisboa e a realizar uma grelha de análise que dará origem a um pequeno ensaio sobre alguns dos fatores sociais que explicam os trajetos de vida dos jovens entrevistados.

 

Workshop de Etnografia

Investigadores: Lígia Ferro e Rita Cachado

À semelhança das edições anteriores deste Workshop, os participantes poderão contactar com a etnografia como uma das metodologias empíricas das ciências sociais. Uma breve componente teórica no início do Workshop terá o objetivo de apresentar a metodologia em causa: através das principais características do método e de uma pequena introdução histórica. O principal elemento deste Workshop é contudo a sua vertente prática através da realização de um pequeno exercício de etnografia, no sentido de os participantes poderem vivenciar uma primeira experiência etnográfica. No final do exercício os participantes apresentam os seus resultados aos colegas donde ressaltarão as situações mais frequentes.

 

Adolescência, Violência e Género no Concelho de Cascais

Investigadores: Alice Alexandre e Jorge Ferreira

O projeto tem como objetivo caracterizar e analisar as perceções, atitudes e práticas dos/as jovens do Concelho de Cascais relativamente à violência entre pares e à violência no namoro, de modo a fundamentar a intervenção futura ao nível da prevenção nestes domínios. Para tal, aplicou-se um inquérito por questionário aos/às jovens a frequentar o 9.º ano (2009/10) nas escolas públicas do concelho, com recurso a uma plataforma online.

A atividade proposta no âmbito da Ocupação Científica dos Jovens nas Férias, enquadra as metodologias quantitativas, nomeadamente a técnica de inquérito por questionário, neste caso, com o recurso a software de aplicação do inquérito online. É também objetivo desta atividade administrar formação em análises de dados quantitativos utilizando o SPSS e em apresentação de resultados. Exercício prático a propor: Selecionar variáveis da base de dados do projeto, proceder a uma breve análise, apresentar e debater os resultados, refletir conjuntamente sobre os métodos e técnicas aprendidos.

 

Desenvolvimento de uma pesquisa (trabalho de equipa)

Investigadores: Inês Pereira e Vera Henriques

 

Apresentação Pública dos resultados da pesquisa

Participantes

 

Trabalho final dos participantes

O que é ser Sociólogo/a?

Consultar PDF

 

 

foto 2012