Semana C&T 2001

 

23.novembro.2001

 

Introdução ao evento

 

Apresentação do CIES, da equipa e das atividades a realizar. O que é a Sociologia e a investigação científica - breve apresentação.

Investigadores: Maria Abranches, Maria do Carmo Gomes

 

Atividade 1

Violência na escola - a utilização de metodologias qualitativas num estudo de caso, e a integração dos resultados na investigação ao nível europeu

Investigadores: Patrícia Amaral, Joana Campos, Sandra Mateus

A. Breve descrição de um estudo de caso sobre a violência na escola, em que a entrevista individual foi utilizada como técnica de pesquisa. Reflexão sobre especificidades das metodologias qualitativas. Observação de um guião de entrevista e exercício de aplicação intra-grupo de algumas das suas perguntas. Audição de excerto de entrevista realizada no âmbito do estudo de caso, visualização da transcrição e posterior análise do mesmo.

B. Integração dos resultados do estudo de caso português num projeto europeu. Descrição de um conjunto de orientações para a elaboração do Relatório Europeu Sobre a Violência na Escola: comparação e complementaridade de resultados de diversos estudos europeus.

 

Atividade 2

A aplicação nacional de inquéritos internacionais e recolha de informação estatística no âmbito dos projetos "Cidadania, Participação Social e Política" e "Padrões de Vida"

Investigadores: Ana Mocuixe, Susana Martins, Maria Abranches

A. Ilustração de um inquérito por questionário internacional com aplicação em Portugal.

B. Visualização e manuseamento de bases de dados utilizadas em projetos de investigação internacionais e nacionais.

C. Discussão de limites e vantagens no acesso a estatísticas oficiais em torno de temas chave de sociologia.

 

 

Avaliação da iniciativa e encerramento do evento. Aplicação de um questionário de avaliação da iniciativa ao publico alvo do evento.

Investigadores: Maria Abranches, Maria do Carmo Gomes