OCJF 2018

 

 

Ser Sociólogo/a por 15 dias
16-27.07.2018

 

 

Resumo das atividades


Receção dos Participantes

Um centro de investigação em Sociologia? Breve apresentação.
Introdução às atividades posteriores.


Peddy Paper


Sessão de apresentação do Núcleo de Estudantes de Sociologia do ISCTE-IUL (NESISCTE)


Atividade 1
Etnografia

Investigadoras: Brígida Riso e Rita Cachado

Como observar o social? O que é a “observação participante”? Como relatar e analisar aquilo que foi observado? Depois da apresentação da etnografia enquanto metodologia qualitativa para realização de investigação no terreno, será escolhido um “campo” onde iremos observar situações sociais quotidianas, umas mais óbvias outras mais surpreendentes. A discussão de diferentes formas de observar e relatar encerrará o dia dedicado à etnografia.

 

Atividade 2
Entrevista

Investigadoras: Anne Schippling e Mara Clemente

A entrevista é uma técnica de recolha de informação utilizada em muitos contextos - o jornalístico, o histórico, o seletivo (por exemplo, a entrevista de emprego), o sociológico, etc. Na investigação social, a entrevista é um dos muitos instrumentos disponíveis para fundamentar empiricamente o estudo de um problema. A atividade apresenta a “entrevista qualitativa” em sociologia. Em particular, depois de uma apresentação dos aspetos teóricos e técnicos básicos, os participantes serão envolvidos na construção de guiões, transcrição e análise de entrevistas.


Atividade 3
Análise de dados

Investigadoras: Carlota Veiga e Mariana Duarte

A análise de dados quantitativos tem ganho cada vez mais relevância no estudo de fenómenos sociais. A cada vez maior quantidade de dados disponíveis por meio da investigação ou da internet (ex. redes sociais, institutos governamentais, organismos internacionais) permite nos ter acesso a um conjunto de informação fundamental para melhor compreender a realidade dos fenómenos sociais. Assim, nesta atividade, teremos oportunidade de falar sobre algumas fontes de informação de dados quantitativos. Abordaremos também algumas técnicas de análise de dados com destaque para os erros mais comuns na sua interpretação. A atividade terminará com algumas formas de apresentação dos resultados obtidos durante a análise.


Atividade 4
Inquérito

Investigadora: Ana Rita Capucha

Esta sessão tem por objetivo dotar os participantes de noções sobre a metodologia do inquérito por questionário. A sessão irá iniciar-se com um enquadramento sobre esta metodologia, referindo as suas características, as suas potencialidades/limitações, a sua aplicabilidade nas ciências sociais e ainda, algumas modalidades que hoje em dia facilitam no seu processo de aplicação – plataformas online, por exemplo. Os participantes construirão um inquérito sobre um tema definido, o qual será aplicado a uma pequena amostra de indivíduos e posterior objeto de tratamento, explorando-se, para esse efeito, algumas ferramentas auxiliares como sejam o programa estatístico SPSS.

 

Atividade 5
Laboratório de Ciências da Comunicação

Investigador: Décio Telo
A atividade centrar-se-á na análise de conteúdo em redes sociais e utilizaremos a plataforma Crimson Hexagon para realizar uma atividade hands-on em torno de três questões às quais se tentará responder: Porquê (estudar fenómenos sociais nas redes sociais)? O quê (o que estudar)? Como (estudar)?

 

Atividade 6
Desenvolvimento de uma pesquisa (trabalho de equipa)

Investigadoras: Britta Baumgarten, Dulce Neves e Filipa Pinho
Na segunda semana de atividades, os jovens viverão a experiência de ser investigador. Integrados numa equipa de investigação, terão oportunidade de desenvolver um projeto de pesquisa sociológica, definindo o tema e o objeto de estudo, escolhendo a metodologia mais adequada e as técnicas de pesquisa, recolhendo e analisando os dados. No final, os resultados serão apresentados numa sessão pública, aberta a toda a comunidade científica do CIES-IUL.

 

Atividade 7
Preparação da apresentação de resultados.

Apresentação Pública dos resultados da pesquisa

 

Trabalho final dos participantes

Como e quem são os investigadores do CIES-IUL?

Consultar PDF