Apresentação

Constituído em 1985, o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) é uma unidade de I&D, acreditada pela FCT, na área das ciências sociais vocacionada para estudar os problemas sociais contemporâneos a partir de perspetivas multidisciplinares. O CIES-IUL tem como principal domínio científico a sociologia e desenvolve atividade relevante nos domínios das políticas públicas, da ciência política, das ciências da comunicação, da história moderna e contemporânea e do serviço social.

 

A atividade do CIES-IUL caracteriza-se por uma exigente articulação entre a investigação fundamental e a investigação orientada para a conceção, acompanhamento e avaliação de políticas públicas nos mais variados setores e áreas de intervenção. A matriz teórico-metodológica, que enquadra a investigação e a produção científica do centro, fomenta a diversidade e o cruzamento das abordagens intensivas e extensivas, no sentido de aprofundar a relação analítica entre o estudo dos macroprocessos sociais, políticos e históricos e a pesquisa das microdinâmicas sociais, culturais e espaciais.


No CIES-IUL desenvolvem-se projetos de investigação financiados através de concursos públicos com avaliação científica, assim como projetos de investigação aplicada e atividades de transferência de conhecimento, a partir das bases de competências científicas consolidadas. O centro está envolvido em numerosos projetos promovidos por agências ou fundações, nacionais e europeias, programas de investigação e redes de cooperação científica internacionais.

 

O CIES-IUL assegura a coordenação científica e administrativa dos cursos de doutoramento de Sociologia, Políticas Públicas, Ciências da Comunicação e de Serviço Social. No campo editorial e da divulgação científica tem como principal missão a dinamização e a valorização científica da revista Sociologia Problemas e Prática e da editora Mundos Sociais.

ISCTE FCT
W3C