João Trocado da Mata
Email
joao.mata@iscte-iul.pt
Gabinete
D3.06
Cacifo
54
Resumo CV
Doutorado em Sociologia (Instituto Universitário de Lisboa, ISCTE-IUL). Investigador do Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES/ISCTE-IUL). Assessor para os Assuntos da Educação da Casa Civil do Presidente da República. Desempenhou as seguintes funções: Secretário de Estado da Educação do XVIII Governo Constitucional; Diretor-Geral do Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE); Coordenador do Plano Tecnológico da Educação (PTE); Presidente do Grupo de Trabalho sobre Estatísticas da Educação e Formação do Conselho Superior de Estatística; Diretor, em exercício, do Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo (GIASE); Diretor-Adjunto do Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema (GIASE); Diretor do Observatório da Inovação e Conhecimento (OSIC-UMIC).
Qualificações Académicas
Doutoramento em Sociologia, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), em 2016
Grupos de Investigação
Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação
Projetos
Publicações Recentes

Capítulo de livro

Mata, João Trocado da (2019). O frágil panorama das qualificações da população portuguesa. In O Estado da Nação e as Políticas Públicas 2019 – Menos reformas, melhores políticas. (pp. 7-11). Lisboa: IPPS-ISCTE.

Mata, João Trocado da (2017). A Lenta Afirmação de uma Interpretação Substantiva da Igualdade de Oportunidades na Educação. Da Revolução de Abril à Lei de Bases do Sistema Educativo. In Artur Teodoro de Matos, Guilherme Oliveira Martins, Peter Hanenberg (Ed.), O Futuro ao Nosso Alcance - Homenagem a Roberto Carneiro. (pp. 497-506). Lisboa: Centros de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa.

Rodrigues, M. L., Sebastião, João, Mata, João Trocado da, Capucha, Luís, Araújo, M., Silva, M....Valter Lemos (2014). A construção do sistema democrático de ensino. In Maria de Lurde Rodrigues (Ed.), 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal - Volume I - A construção do sistema democrático de ensino. (pp. 35-88). Coimbra: Almedina.

Mata, João Trocado da (2014). Morrer Analfabeto no Século XXI: O Insucesso das Políticas Públicas de Combate ao Analfabetismo. In Maria de Lurdes Rodrigues (Ed.), 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal - Volume I - A construção do sistema democrático de ensino. (pp. 327-352). Coimbra: Almedina.

Livro

Rodrigues, M. L., Sebastião, João, João Sebastião, Mata, João Trocado da, Capucha, Luís, Luísa Araújo...Lemos, V. (2016). Educação. 30 anos de Lei de Bases. Lisboa, Portugal. Editora Mundos Sociais.

[ver mais]
Comunicações
Informação transferida do Ciência-IUL
W3C