- Notícias
- Eventos
- Calls
- Iniciativas Recorrentes
- Biografias e Trajetórias
- Cidades & Impérios: dinâmicas locais, fluxos globais
- Workshops de Investigação
- Diversidade Cultural em Famílias Contemporâneas
- Fórum Pesquisas CIES
- Encontros de Estudos sobre a China
- Experiências Culturais
- Experiências Migratórias
- Fórum das Políticas Públicas
- Género, Sexualidade e outros marcadores sociais de diferença
- Leituras ETNO.URB
- Migrações no Espaço Digital: experiências, transformações e resistências
- Movimentos Sociais e Ação Política
- Novas Perspectivas em História Moderna
- Políticas e Práticas Linguísticas e de Literacia
- Provas de Doutoramento e Sessões Públicas
- TALK - Arte e Cultura
- CIES nos Media
- Arquivo
Oradora: Rita Sepúlveda (Investigadora CIES-IUL / ISCTE-IUL)
Este workshop pretende partilhar os resultados da exploração e análise das estratégias de autoapresentação mediada e do processo de construção de perfis individuais dos utilizadores portugueses na aplicação de online dating Tinder.
Através de análise de um corpus de 701 fotografias, 87 textos e da realização de 10 entrevistas pretendeu-se apurar quais os aspetos que os utilizadores pretendiam dar a conhecer sobre si e quais os valorizados pelos outros.
A metodologia online adotada recorreu à recolha de conteúdos imagéticos e textuais e posterior análise de pendor quantitativo e qualitativo. As estratégias analíticas mais quantitativas permitiram concluir relativamente a aspetos como o número de fotografias e métricas sobre a partilha de informação. Por seu turno as estratégias qualitativas permitiram encontrar padrões nas práticas e temáticas de autoapresentação tanto na categoria visual como na textual.
Na análise encontraram-se fortes regularidades sociais, demonstrando o carácter situacional da apresentação do eu num contexto mediado e em que as fronteiras com o privado são cada vez mais ténues.
Grupo 2. Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação
Local: ISCTE-IUL, Ed. II, Sala C.405
Entrada livre