Ana Caetano distinguida com Prémio Especial do Júri 2018
Prémios Análise Social

21.11.2019

 

A Revista Análise Social atribuiu o Prémio Especial do Júri 2018 à investigadora do CIES-Iscte, Ana Caetano, autora do artigo "O léxico das crises biográficas".

 

O Conselho de Redacção da Análise Social, revista do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, institui anualmente o Prémio Análise Social, destinado a galardoar o melhor artigo/estudo publicado nas páginas da Revista no ano anterior ao da atribuição do Prémio. Simultaneamente é instituído o Prémio Especial do Júri, destinado a galardoar o melhor artigo/estudo de um ou mais jovens investigadores e igualmente publicado nas páginas da Revista no ano anterior ao da atribuição do Prémio.

 

A cerimónia de entega dos prémios decorreu no passado dia 21 de novembro, no ICS-ULisboa 

 

Saiba mais sobre os Prémios Análise Social de 2018 aqui.

 

-

 

“O léxico das crises biográficas”

Análise Social, 226, LIII (1.º), 2018, pp.88-111.

 

Abstract

O objetivo central deste artigo é discutir e apresentar um modelo de análise sociológica de crises biográficas, ou seja, de fases de vida dos indivíduos marcadas pela quebra dos quadros habituais de ação e pensamento, com impactos substanciais nos seus percursos. Num primeiro momento são mapeados os principais contributos da sociologia para o estudo desta problemática, nomeadamente identificando o que na literatura pode ser enquadrado no conceito de crise. É nesta discussão que assenta, numa segunda parte, a identificação dos principais eixos analíticos que estruturam as dimensões de análise sociológica das crises biográficas.


Palavras-chave: crise biográfica; percurso de vida; rutura; imprevisibilidade.