- Notícias
- Eventos
- Calls
- Iniciativas Recorrentes
- Biografias e Trajetórias
- Cidades & Impérios: dinâmicas locais, fluxos globais
- Workshops de Investigação
- Diversidade Cultural em Famílias Contemporâneas
- Fórum Pesquisas CIES
- Encontros de Estudos sobre a China
- Experiências Culturais
- Experiências Migratórias
- Fórum das Políticas Públicas
- Género, Sexualidade e outros marcadores sociais de diferença
- Leituras ETNO.URB
- Migrações no Espaço Digital: experiências, transformações e resistências
- Movimentos Sociais e Ação Política
- Novas Perspectivas em História Moderna
- Políticas e Práticas Linguísticas e de Literacia
- Provas de Doutoramento e Sessões Públicas
- TALK - Arte e Cultura
- CIES nos Media
- Arquivo
Aud. C1.04, Ed. II, Iscte
Para lidar com as Fake News
uma metodologia da educação para a literacia mediática
A educação mediática deve proporcionar o conhecimento crítico e as ferramentas de análise que empoderem os indivíduos em sua relação com os media, de modo a que façam uso adequado dos meios e redes sociais e possam distinguir as informações falsas ou manipuladas, as chamadas fake news. O objetivo desse workshop é de discutir a investigação teórico-metodológica pós-doutoral em curso no CIES-ISCTE-IUL, trazendo a contribuição da pedagogia crítica de Paulo Freire para a constituição de uma metodologia de intervenção pedagógica para a educação para os media. A ideia é de debater os quadros de diagnóstico e os exercícios de reflexão que constituem o plano em elaboração.
A metodologia em desenvolvimento vem na esteira de prover o capital cultural mediático necessário em ambientes pedagógicos fora da escola para dotar os indivíduos de competências de literacia mediática, desenvolvendo neles as aptidões para a elaboração, a apreensão e a suspeição dos mais diversos conteúdos informativos e estéticos, em especial das notícias falsas. Será discutida a estrutura teórico-metodológica de apoio a educadores em sua orientação aos educandos no caminho da investigação que os coloca no centro do processo pedagógico de análise e criação de mensagens.
Investigadora visitante em Pós-doc – CIES-Iscte
Pesquisadora titular - Fundaj (Brasil)