Nelson Alves Ramalho recebe prémio APAV para a Investigação 2019
Prémios Associação Portuguesa de Apoio à Vítima

08.04.2022

 

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima promoveu a cerimónia de atribuição do Prémio APAV para a Investigação 2019 no dia 12 de dezembro, nos Serviços de Sede em Lisboa.

 

O vencedor da quinta edição do Prémio APAV para a Investigação foi Nélson Alves Ramalho, com o trabalho “Virar Travesti: Trajectórias de Vida, Prostituição e Vulnerabilidade Social”. Este trabalho, desenvolvido no âmbito do doutoramento no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa (Iscte), no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, resulta de cinco anos de investigação e experiência com a população travesti trabalhadora do sexo.

 

Retratando um grupo social que tem sido negligenciado pela sociedade e pelas instituições, este trabalho preenche lacunas no conhecimento científico, com ganhos relevantes não só para a problematização do género e da sexualidade, como também para a “desocultação” e visibilidade da população travesti. As dinâmicas de vitimação que atormentam esta população devem ser o mote para uma intervenção mais concertada junto de grupos especialmente vulneráveis, no qual a população travesti se inclui.

 


 

O Prémio APAV para a Investigação, instituído pela APAV com o apoio da Fundação Montepio, destina-se a premiar trabalhos de investigação científica sobre temas ou problemas relacionados com a missão da Associação: “apoiar as vítimas de crime, suas famílias e amigos, prestando-lhes serviços de qualidade, gratuitos e confidenciais e contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas, sociais e privadas centradas no estatuto da vítima”.

 

Fonte: APAV