- Notícias
- Eventos
- Iniciativas Recorrentes
- Biografias e Trajetórias
- Cidades & Impérios: dinâmicas locais, fluxos globais
- Diversidade Cultural em Famílias Contemporâneas
- Encontros de Estudos sobre a China
- Experiências Migratórias
- Fórum das Políticas Públicas
- Fórum Pesquisas CIES
- Leituras ETNO.URB
- Movimentos Sociais e Ação Política
- Novas Perspectivas em História Moderna
- Workshops de Investigação
- Calls
→ Link Zoom - https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81281743618
ID da reunião: 8128 1743 618
Resumo
Nova Inglaterra tem sido um dos principais destinos migratórios para portugueses, oriundos sobretudo dos Açores que se têm instalado, ao longo de mais de 150 anos, nalgumas das suas principais cidades e áreas metropolitanas multiculturais e multilingues, como é o caso de Boston. Não surpreende, pois, que uma variante linguística de contacto, influenciada pelo português micaelense, se tenha consolidado nesta região, fruto de múltiplas e complexas interações geracionais, locais e transnacionais. Parte dos descendentes destes portugueses, socializados nestas ‘comunidades de fala portuguesa’, inscrevem-se em cursos de língua portuguesa, como forma de desenvolver a sua identidade sociolinguística bi ou plurilingue. No entanto, deparam-se com um modelo de ensino do ‘Português como língua estrangeira’ sem qualquer conexão com a realidade local desta língua e, pior, com uma atitude de desvalorização estigmatizante da variante que lhes é familiar, o que leva muitos destes ‘heritage learners’ a desistirem destes cursos. Este é o ponto de partida de uma análise reflexiva sobre as tensões sociolinguísticas que perpassam o ensino do português-europeu em contextos diaspóricos, preso a uma forte ideologia de língua única/standard – monocultural, monolingue, classista, nacionalista e até neocolonial – que não reconhece como legítimas as variantes locais, recusando a diversidade interna do português como constituinte do património sociolinguístico das comunidades ‘emigrantes’.
Giuseppe Formato Lesley University (Cambrigde, MA) e CIES-Iscte
Associated researcher at CIES-Iscte, where he is currently conducting his postdoctoral research. He is also a senior lecturer at Lesley University. He previously served as fellow at the Camões Institute in Boston through its Fernão Mendes Pinto program. He has been an invited speaker to Emmanuel College, the Harvard Extension School, and the University of Massachusetts. He has published scholarly journals and presented at conferences in both Europe and North America. His areas of research interests include critical pedagogy, education, foreign language acquisition, and language ideologies. |
|
Graça Índias Cordeiro Iscte e CIES-Iscte
|
|
Língua do encontro:
Português e Inglês
Coordenação:
Inês Lourenço (CRIA-Iscte)
Liliana Azevedo (CIES-Iscte)
Raquel Carvalheira (CRIA-NOVA FCSH)
Vera Rodrigues (CIES-Iscte)