Ocupação Científica dos Jovens nas Férias
4 - 15 julho 2022 | Desafios da Sociedade no séc. XXI

 

 

Edição 2022 / 04 - 15 julho 2022

Estágio CIES-Iscte + CEI-Iscte

Desafios da Sociedade no séc. XXI

 

→ Pré-Inscrições Estagiários

→ Manifestações de Interesse para Investigadores

 


 

 

 

Queres saber quais os atuais desafios da nossa sociedade? Neste estágio pretendemos dar uma perspetiva global de possíveis respostas e oportunidades a alguns dos desafios que lançamos sobre temas mais debatidos na atualidade como:

  • a desinformação
  • a guerra
  • os movimentos sociais
  • o ativismo social e estudantil
  • a igualdade de género.

 

Ao longo de duas semanas vamos demonstrar como pode a investigação ter um papel ativo na identificação de soluções, procurando não só estimular a criatividade científica dos jovens no campo da Sociologia e dos Estudos Internacionais, como a capacidade de trabalhar em equipa na elaboração e concretização de curtos projetos de investigação. Estes projetos serão desenvolvidos pelos participantes ao longo da segunda semana de estágio, e terão como base metodologias e técnicas de investigação diversificadas que serão apresentadas de forma prática e dinâmica pelos investigadores do Iscte.

 

Esta iniciativa é organizada por duas Unidades de Investigação do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa: o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) e o Centro de Estudos Internacionais (CEI), que pretende dar a conhecer o quotidiano de um centro de investigação, os seus espaços, protagonistas, projetos e metodologias.

 

DATAS

04 - 15 julho 2022

 

LOCAL

Campus Iscte - Instituto Universitário de Lisboa

 

ORGANIZAÇÃO

CIES-Iscte e CEI-Iscte

 


  

A Ocupação Científica dos Jovens nas Férias proporciona aos estudantes do ensino secundário uma oportunidade de aproximação à realidade da investigação científica e tecnológica. Em curso desde 1997, já participaram nesta iniciativa da Agência Ciência Viva cerca de 9000 jovens, frequentando estágios científicos em laboratórios de todo o país.

 

No CIES-Iscte têm sido desenvolvidas iniciativas desta natureza desde 2003, com a colaboração de vários investigadores do Centro. Procurando não só estimular a criatividade científica dos jovens no campo da sociologia e outras ciências sociais, mas a capacidade de trabalhar em equipa na elaboração e concretização de projetos de investigação, de dimensão micro. 

 

Saiba mais sobre a iniciativa 

https://www.cienciaviva.pt/ciencia-viva-no-laboratorio/2022

 

Encontre aqui mais participações do CIES-Iscte

https://cies.iscte-iul.pt/np4/43/