O primeiro ano do Projeto RaCIP
Raising Capacity for Including People engaged in private sponsorship

 29/07/2022 

O projeto RaCIP, (Raising Capacity for Including People engaged in private sponsorship), financiado por fundos europeus no programa AMIF 2019, foi concebido para promover percursos informais que apoiam a integração de migrantes e refugiados.

 

O projeto pretende demonstrar, após cursos de formação para diferentes categorias de apoiantes, famílias, estudantes universitárias/os, empregadoras/es, instituições e outros atores da sociedade civil, que os percursos de integração são favorecidos quando se cria uma rede de apoio informal em torno da/o migrante, gerida por cidadãs/ãos, que estão empenhadas/os no patrocínio privado da pessoa e em construir laços de confiança mútua com ela.

O projeto pretende envolver famílias que acolhem um/a ou mais migrantes, famílias que as/os apoiam, trabalhadoras/es e empregadoras/es que introduzam a/o(s) migrante(s) na cultura de trabalho local, estudantes universitárias/os que apoiam jovens migrantes nos seus estudos e, por fim, organizações da sociedade civil e cidadãs/ãos.


 

No espaço de um ano de atividade, que não foi fácil devido à pandemia em curso, o projeto produziu durante uma primeira fase, uma análise dos percursos de patrocínio privado já existentes e dos benefícios que trazem às pessoas, migrantes, mas também àquelas que as/os apoiam . Foi produzido um estudo das boas práticas implementadas pelos diferentes parceiros, identificadas durante as visitas de estudo estabelecidas nos diferentes países parceiros.

Duas/ois formadoras/es nacionais foram identificadas/os por cada parceiro e participarão numa sessão de formação em fevereiro de 2022 para formar as diferentes categorias de patrocinadores que pretendemos envolver.

Cada formador/a será formado para oferecer às/aos patrocinadoras/es privadas/os um curso de 10 horas que lhes fornecerá as ferramentas necessárias para apoiar eficazmente os percursos de integração das/os beneficiárias/os.

Haverá 5 percursos, divididos por categoria específica de patrocinadores: famílias de acolhimento, famílias de apoio, trabalhadoras/es, estudantes universitárias/os, partes interessadas .

No final de cada curso, cada categoria de cidadãs/ãos acompanhará as/os migrantes no seu percurso de integração, apoiando-as/os nos aspetos de alojamento, integração laboral, apoio ao estudo e na integração na sociedade em geral.

 

 

O projeto RaCIP também inclui uma fase de avaliação do impacto do patrocínio privado a nível social, tanto para as/os próprias/os migrantes como para a população de acolhimento.