Joana S. Marques recebe Prémio Revista Crítica de Ciências Sociais

04/07/2022

 

O artigo “Transformar o mundo pelo trabalho, pela estética e pela política: uma análise de coletivos teatrais como utopias reais”, da investigadora do CIES-Iscte Joana S. Marques, é um dos vencedores ex æquo da edição de 2022 do Prémio Revista Crítica de Ciências Sociais, uma edição do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

 

Em comunicado, o CES recorda que a tese central do artigo de Joana S. Marques é que «os coletivos teatrais – que analisou a partir do enquadramento teórico da ciência social emancipatória de Erik Olin Wright –constituem organizações emancipatórias que articulam a sua linguagem artística com novas formas de organização social e de produção». «Através de dois estudos de caso, um em Portugal e outro no Brasil, a autora argumenta que os coletivos teatrais podem constituir utopias reais, atuando simultaneamente nas margens e no interior do sistema hegemónico».

 

--

 

A Revista Crítica de Ciências Sociais, uma edição trianual do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, publica artigos originais que apresentem resultados de investigação avançada e de reflexão teórica inovadora em todas as áreas das ciências sociais e das humanidades.

Atribuído de dois em dois anos, o prémio, no valor de mil euros, teve em vista galardoar um ou mais artigos que foram publicados entre 2020 e 2021 nas páginas desta revista, que é editada pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.