14.10.2022
Decorreu no passado dia 26 de setembro a Conferência Final do Projeto FEMINA (acrónimo para FErtility, MIgratioN and Acculturation), no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, onde foi divulgado o vídeo produzido pela Wamãe I Antropologia Pública que dá a conhecer os objetivos, desenho de investigação e alguns indicadores deste projeto.
Neste evento foram apresentados e discutidos resultados do projeto FEMINA, que desenvolveu uma abordagem interseccional para estudar as desigualdades em saúde sexual e reprodutiva. Visou-se, em particular, conhecer o seu impacto nas diferentes componentes da saúde sexual e da saúde reprodutiva, em termos de perceções, identidades e práticas, do ponto de vista de mulheres e homens nascidos em Portugal ou Cabo Verde e a residir em Portugal, e também de peritos e stakeholders.
O projeto, financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia (ref. PTDC/SOC-SOC/30025/2017), resultou de uma parceria entre o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte) e o Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (ISAMB-FMUL) e contou com o apoio científico da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (SPSC).
→ Programa da Conferência Final